O Flamengo venceu o Grêmio por 3 a 0, neste domingo (11), diante de 62 mil torcedores no Maracanã, e somou sua quarta vitória consecutiva. Com o resultado, subiu na tabela e alcançou a terceira posição do Brasileirão 2023.
Os gols foram marcados por Everton Cebolinha, ex-jogador do Grêmio, Pedro e Bruno Henrique, que se emocionou — ele não marcava um gol desde abril do ano passado, antes de sofrer uma lesão grave.
O Flamengo tem 19 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo. Já o Grêmio cai duas posições na tabela e agora é sexto, com 17 pontos.
Com a paralisação do futebol nacional por conta da Data Fifa, os times de Jorge Sampaoli e Renato Gaúcho só voltam a campo no dia 22 de junho, quinta-feira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho recebe o América, em Porto Alegre. O Rubro-Negro vista o Bragantino, em São Paulo.
Início em ritmo acelerado
Os primeiros 15 minutos forma de “trocação franca” entre Flamengo e Grêmio, com o time visitante sendo mais perigoso nas chances criadas. Logo aos três, Villasanti quase marcou, acertando a rede pelo lado de fora.
Em seguida, Suárez participou bem de lances que terminaram com finalizações de Cristaldo. Na primeira, Matheus Cunha defendeu. A segunda, a bola saiu próxima à trave do goleiro.
Flamengo abre o placar e controla
A resposta do Flamengo foi da mesma forma, com transição rápida da defesa para o ataque. Aos sete, em lance veloz e com as participações de Matheus Cunha, Wesley e Gabi, Everton Cebolinha recebeu dentro da área e finalizou com perigo à meta de Gabriel Grando. Aos 24, o camisa 11 não desperdiçou.
A jogada foi construída de novo por Wesley, que deixou Cebolinha em condições de dominar e chutar de dentro da área, sem chances para o goleiro do Grêmio, e abrir o placar no Maracanã.. A vantagem fez bem ao Fla, que passou a ter maior controle das ações, sem sofrer mais sustos antes do intervalo.
Pedro é letal
Se Jorge Sampaoli apostou nas entradas de Ayrton Lucas e Pedro nos lugares de Léo Pereira e Gabigol, por questões físicas, Renato Gaúcho não fez alterações na equipe. E o Grêmio seguiu sem encontrar respostas em campo. Do outro lado, o Flamengo ainda contou com a entrada de Victor Hugo para renovar o fôlego do meio de campo. Com o domínio do setor, o Rubro-Negro ampliou.
Pressionado pela marcação tripla do Flamengo, João Pedro tentou recuar para os zagueiros do Grêmio, mas o passe foi ruim, e a bola encontrou os pés de Pedro. O centroavante foi letal ao dominar rápido e finalizar, de fora da área, sem chances para Grando: 2 a 0 para o Flamengo aos 20 minutos.
Daí em diante, as várias alterações não alteraram em nada o contexto do jogo. Renato lançou o Grêmio para o ataque, mas a defesa do Flamengo seguiu melhor. A grande chance veio com Luis Suárez. O uruguaio pegou de primeira e, da entrada da área, fez o mais difícil: tirou de Matheus Cunha, mas a bola explodiu numa trave e tocou na outra antes da zaga afastar. Não foi o dia do camisa 9.
Bruno Henrique completa a festa
O clima já era de festa no Maracanã, com o Flamengo invicto há 10 jogos. Contudo, a cereja do bolo veio no último lance da partida, com Bruno Henrique completando cruzamento de Gerson para fazer 3 a 0, aos 51. Foi o primeiro gol do camisa 27 após a grave lesão sofrida em 2022, e o atacante deixou o campo ovacionado.
Flamengo 3 x 0 Grêmio
Flamengo: Matheus Cunha; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Ayrton Lucas); Wesley (Varela), Erick Pulgar, Gerson e Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Everton Ribeiro, Arrascaeta (Victor Hugo) e Gabigol (Pedro). Técnico: Jorge Sampaoli.
Grêmio: Gabriel Grando; Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Nathan); João Pedro (Everton Galdino), Villasanti, Carballo e Cuiabano; Cristaldo (Vina), Bitello e Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Everton Cebolinha (24’/1ºT), Pedro (20’/2ºT) e Bruno Henrique (51’/2ºT)], do Flamengo.Cartão amareloKannemann, Luis Suárez e Uvini (Grêmio).
Renda: R$ 3.678.655,00.
Público: 59.188 pagantes / 62.967 presentes.
Motivo: jogo da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Data e horário: 11 de junho de 2023, às 18h30 (de Brasília).
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio-DF.
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis-SP e Kleber Lucio Gil-SC.
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral-SP.
(Publicado por Luccas Oliveira)
Wagner Meier/Getty Images