Na véspera de mais um clássico decisivo, Flamengo e Fluminense realizam nesta manhã a última atividade antes de definirem uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 20h (de Brasília) nesta quinta, no Maracanã, e os técnicos Jorge Sampaoli e Fernando Diniz têm dúvidas e problemas quase na mesma medida.
O confronto está em aberto após o empate sem gols, no mesmo Maracanã, há duas semanas. Desde então, os times têm resultados diferentes, mas chegam precisando dar respostas da mesma forma.A começar pelo mandante. O Flamengo, em sua maior sequência invicta em 2023, está longe de atuar no nível em que se espera, e acumula problemas fora de campo, das lesões ao ambiente pesado.
Os problemas para (e de) Sampaoli
Os seis jogos sem perder não minimizaram em nada a pressão sobre jogadores e diretoria do Flamengo. Afinal, a frustração tem como causa os resultados ruins desde janeiro, além do desempenho do time, que era abaixo do esperado com Vítor Pereira e segue com Jorge Sampaoli.
Há pouco mais de 40 dias no cargo, o argentino ainda não é alvo das críticas mais fortes, uma vez que não participou do questionado planejamento feito para a temporada, com férias de 40 dias e o time se reapresentando a semanas da disputa do Mundial de Clubes.
Com a cobrança externa, o ambiente no dia a dia, no Ninho do Urubu, não é dos melhores. Sob o controle da comissão técnica, estão a preparação física, os ajustes táticos e as opções pelos jogadores. E, então, as decisões também não têm dado o resultado esperado.
São vários problemas físicos entre os jogadores, que mostram dificuldade em manter a intensidade desejada em todo jogo. Matheuzinho e Everton Ribeiro estão lesionados. Bruno Henrique e Everton Ribeiro são dúvidas.
Flu busca reencontrar as vitórias
Do outro lado do Fla-Flu, o time de Fernando Diniz faz uma temporada de alto nível, venceu o rival no Carioca, e está bem na Libertadores e Brasileirão. Contudo, vive sua pior série de jogos, com um empate e três derrotas.
Elogiado pelo volume ofensivo, o Fluminense não fez gols nesta sequências. A série não coloca em xeque o trabalho desenvolvido pela comissão técnica, mas acende um alerta a respeito do elenco, em momento no qual Fernando Diniz tem uma série de desfalques.
O mais impactante deles, talvez, sejam os de Alexsander, que está fora do Fla-Flu, e de Marcelo. O experiente lateral-esquerdo perdeu os últimos três jogos do Fluminense, e é tratado como dúvida para o clássico. Felipe Melo, suspenso, e Thiago Santos e Lelê, que já atuaram por outros clubes, estão fora do jogo.
De todo modo, o Tricolor manteve seu estilo de jogo mesmo nos resultados positivos, o que mantém a confiança em reencontrar a vitória – e a consequente classificação – no clássico desta quinta-feira.
.
Fernando Diniz e Jorge Sampaoli voltam a se enfrentar nesta quarta (31)Wagner Meier/Getty Images