Home » Fundect leva jovens cientistas de todo Estado para maior evento científico do MS

Fundect leva jovens cientistas de todo Estado para maior evento científico do MS

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Mais de 400 alunos e professores de escolas públicas com pesquisas apoiadas pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) participam da FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), realizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, entre os dias 23 e 25 de outubro.

Estão sendo apresentados 100 trabalhos de 134 bolsistas da Capital e 304 do interior que tiveram projetos selecionados no edital do PICTEC 2022, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de MS, criado pela Fundect há três anos.

A Fundação garantiu que todos os bolsistas do programa participassem do maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Para isso viabilizou as despesas de transporte rodoviário, estadia e alimentação dos estudantes de Aquidauana, Miranda, Coxim, Ivinhema, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Ponta Porã, Itaquiraí, Paranaíba e Corumbá.

Durante a abertura, realizada nesta segunda-feira, 23, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu aos parceiros, incluindo a Fundect, pelo apoio para a realização da Feira. Representando a Fundect, o diretor-presidente, Márcio Pereira, discursou agradecendo a presença dos estudantes apoiados pela Fundação.

“Os bolsistas do PICTEC são a força do Estado. Criamos esse programa há três anos e este ano chegamos a mil beneficiados. São bolsas que transformam vidas. Não tem país que cresceu sem investir em ensino, ciência e tecnologia. Nós acreditamos em vocês. Vocês estão aqui e têm a chance de mudar o país e o mundo para melhor”, afirmou Márcio Pereira.

Diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira

O PICTEC concede bolsas de R$ 400 para estudantes do ensino médio e de R$ 800 para professores-orientadores de escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, por um período de 12 meses, para que eles desenvolvam projetos científicos. O objetivo é ampliar os horizontes dos alunos, melhorar o desempenho escolar e despertar a criatividade e o gosto pela pesquisa, ciência e tecnologia.

A participação dos estudantes na FETEC-MS é o grande final deste processo. Ali eles terão a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos aos visitantes da feira e avaliadores. Ao final do evento haverá premiação especial para os melhores trabalhos na categoria PICTEC.

FETEC-MS – A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul tem sido realizada pela UFMS, desde 2011, com objetivo de incentivar a iniciação científica e tecnológica.  Este ano será realizada entre os dias 23 a 25/10/2023 na UFMS em Campo Grande/MS, dentro do Integra UFMS, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul. No total, 250 projetos de Iniciação Científica serão apresentados nesta XIII FETECMS por cerca de mil alunos e professores.

Programação

23/10 (SEG) – 9h30 às 11h30 – Abertura OFICIAL da XIll FETECMS e Integra UFMS

local: Teatro Glauce Rocha UFMS

23/10 (SEG)- 13h30 às 18h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS

local: Ginásio Moreninho UFMS

 

24/10 (TER) – 07h30 às 11h30 – 13h30 às 18h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS.

local: Ginásio Moreninho UFMS

 

25/10 (QUA) – 07h30 às 11h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS.

local: Ginásio Moreninho UFMS

17h30 às 20h30 – Cerimônia de Premiação e Encerramento.

Texto: Maristela Cantadori, Fundect
Fotos: Leandro Benites e Adriano Boeno

Leia também: