Home » Governo de MS e especialistas debatem conservação ambiental, agronegócio sustentável e inovação tecnológica no Pantanal

Governo de MS e especialistas debatem conservação ambiental, agronegócio sustentável e inovação tecnológica no Pantanal

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, Campo Grande (MS) será palco do workshop “Inovação Agrícola e Adaptação Climática: Boas Práticas, Conservação e Desenvolvimento Sustentável”. O evento reunirá representantes de governos locais e regionais, setor privado, setor produtivo e instituições de pesquisa no Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB).

O workshop é uma realização do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e apoio da Prefeitura de Campo Grande. O evento será um espaço de aprendizado e troca de experiências, explorando as interseções entre produtividade agrícola, conservação ambiental e inovação tecnológica.

O governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc e o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, participam do evento do ICLEI. A programação terá como foco central os impactos das mudanças climáticas no agronegócio, a preservação do bioma Pantanal e estratégias para promover um desenvolvimento sustentável que atenda às demandas ambientais e sociais do Centro-Oeste brasileiro.

“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem como meta o reconhecimento do nosso território como Carbono Neutro até 2030 e todos os nossos programas e políticas de fomento ao desenvolvimento sustentável estão alinhados com a linha estratégica do ICLEI. A realização desse evento em nosso Estado é fundamental para o avanço de nossas ações”, comenta o secretário Jaime Verruck.

O workshop ocorre em um momento crítico de discussões climáticas, no qual o estado do Mato Grosso do Sul, com o bioma Pantanal, destaca-se pela sua relevância estratégica para a preservação da biodiversidade e regulação climática global. Entre os destaques da programação, estão iniciativas como as hortas urbanas de Campo Grande, um exemplo de inovação social e ambiental, e parcerias estratégicas como os programas CityFood e Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), que integram as agendas de clima e biodiversidade.

Serão realizados painéis estratégicos sobre temas como agronegócio de baixo carbono, diagnóstico do Pantanal e as oportunidades trazidas por marcos regulatórios internacionais para a transição sustentável.

“O ICLEI vem caminhando numa trajetória consistente para auxiliar governos locais, Estados e territórios brasileiros, preparando-os para o enfrentamento das consequências da Mudança do Clima e na consolidação de cidades mais resilientes e sustentáveis. Estamos presentes nas principais conferências globais. Recentemente na COP16, Fórum Urbano Mundial e G20. E nessa semana chegamos ao centro-oeste brasileiro para falar sobre inovação, boas práticas, conservação e desenvolvimento sustentável no Pantanal, bioma que exerce fundamental papel na regulação climática do planeta”, explica Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul.

Joseph Weiss, Cônsul-Geral Adjunto no Consulado Alemão em São Paulo, fala sobre a importância de promover práticas sustentáveis: “O ICLEI tem sua sede em Bonn, na Alemanha, mas este não é o único laço que nos conecta. A preocupação com o contexto de emergência climática e a dedicação à construção e consolidação de políticas ambientais que levem ao desenvolvimento sustentável nos aproxima ainda mais. Em um momento em que as agendas de Desenvolvimento Sustentável e Clima precisam estar cada vez mais próximas, a singularidade do Pantanal e a urgência em promover o debate sobre boas práticas e inovação no setor agrícola,  nos traz à capital do Mato Grosso do Sul. Conectando representantes de governos, setores produtivos, terceiro setor e sociedade civil com o objetivo comum de fomentar ações transformadoras.”

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Junior, destaca a importância do evento: “A parceria de Campo Grande com o ICLEI com vistas ao fortalecimento do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável da nossa Capital. Temos realizado capacitações com os produtores visando ocupar espaços nos mercados nacionais e internacionais e o workshop vem ao encontro da nossa meta – consolidar Campo Grande como um polo do agronegócio sustentável”.

Serviço

Data: 28 e 29 de novembro de 2024

Local: Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Av. Afonso Pena, 7000 – Cidade Jardim, Campo Grande – MS, 79031-010 – Entrada pelo portão Nhandeva.

Público-alvo: Governos Locais e Regionais, Setor Privado, Setor Produtivo e Instituições de Pesquisa. Inscrições

Com informações do ICLEI

Leia também: