O governador Eduardo Riedel informou que espera obter amanhã uma posição da Petrobras sobre a retomada da obra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), fábrica em Três Lagoas. Hoje cedo, após se reunir com deputados na Assembleia Legislativa, ele contou que irá amanhã ao Rio de Janeiro, conversar com o presidente da companhia, Jean Paul Prates, junto com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Riedel lembrou que semana passada a ministra falou com Prates sobre o tema. Nessa nova conversa, esperam conhecer o cenário que a companhia traçou para o empreendimento, que está parado desde 2014, quando já tinha alcançado mais de 80% da construção.
Ele disse esperar saber o que Prates “encontrou e está encaminhando” sobre a UFN3. O desejo do governo estadual e que também é apoiado por Tebet é que a Petrobras retome a obra e assuma a operação da fábrica. Aumentar a autonomia do País se tornou uma demanda depois que Ucrânia, que era um grande fornecedor, entrou em guerra com a Rússia e o abastecimento ficou prejudicado.
Além da possibilidade de retomar a unidade no estado, a empresa já comunicou a conclusão de outra fábrica no Paraná. A UFN3 deve produzir 3,2 toneladas de fertilizante nitrogenado, utilizando o gás natural boliviano como insumo. No governo anterior chegou-se a cogitar a venda da unidade, mas o atual governo voltou atrás e passou a estudar qual destino dar ao empreendimento.
Por Maristela Brunetto e Jackeline Oliveira
CAMPO GRANDE NEWS