No dia 6 de novembro, a Fundação de Turismo de Aparecida do Taboado (FUNTAT) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveram uma reunião extremamente relevante para os empresários do setor de turismo na região. O objetivo do encontro era apresentar o FUNGESTUR, um programa de financiamento direto do Ministério do Turismo, que oferece condições vantajosas, como ótimas taxas de juros e prazos de carência atrativos, para apoiar a construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e veículos, além de prover capital de giro para as empresas ligadas ao turismo.
Durante a reunião, muitos empresários demonstraram um grande interesse pela linha de crédito disponibilizada pelo FUNGESTUR, reconhecendo-a como uma oportunidade valiosa para fortalecer e expandir seus empreendimentos no setor do turismo. Como resultado, foram agendados retornos individuais para que os empresários pudessem aprofundar suas discussões e tirar dúvidas específicas sobre o financiamento.
Outro importante anúncio feito durante a reunião será a chegada da CRESOL a Aparecida do Taboado. A CRESOL, uma cooperativa de crédito com 28 anos de existência, é a cooperativa escolhida pelo Ministério do Turismo para mediar o financiamento no Mato Grosso do Sul. Sua presença na cidade promete ser um recurso valioso para auxiliar os empresários do turismo a acessar o FUNGESTUR e outras soluções financeiras que podem impulsionar o crescimento de seus negócios.
Além das informações sobre o FUNGESTUR e a chegada da CRESOL, os empresários presentes na reunião também tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios do CADASTUR, um cadastro nacional do Ministério do Turismo que é fundamental para garantir a regularidade e a legalidade das empresas do setor. Essa iniciativa visa fortalecer a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos aos turistas, contribuindo para o desenvolvimento do turismo na região.
A reunião ainda contou com a presença do secretário de Fazenda e Planejamento Juner Cezar, que esteve falando aos contadores presentes sobre o REFIS, que está disponível até dezembro de 2023 com desconto sobre juros e multas para pagamento de débitos com o município.
Para a Diretora da FUNTAT, Mônica Porto, esta reunião representou um passo significativo para o fortalecimento do setor de turismo local, oferecendo aos empresários a oportunidade de acessar recursos financeiros valiosos por meio do FUNGESTUR e estabelecendo parcerias com a CRESOL. Além disso, o CADASTUR foi destacado como uma ferramenta importante para garantir a legalidade e a qualidade das empresas envolvidas no turismo, contribuindo para o crescimento sustentável do setor na região.
Presenciaram ainda esta reunião, os secretários municipais de Desenvolvimento Fátimo Dias e de Obras Eduardo Santana.