Home » IBGE reúne com profissionais do setor agrícola para coletar dados atualizados sobre as culturas implantadas no município

IBGE reúne com profissionais do setor agrícola para coletar dados atualizados sobre as culturas implantadas no município

por Nathally Martins da Silva Bulhões
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1972, com o objetivo de fornecer estimativas atualizadas sobre a área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos agrícolas de significativa importância econômica e social para o município e o país.

Em Aparecida do Taboado a reunião foi realizada em 26 de novembro de 2024, às 10h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atendendo à solicitação da regional do IBGE de Paranaíba, unidade estadual de Mato Grosso do Sul – REAGRO. Esses encontros bimestrais visam coletar dados atualizados sobre as culturas implantadas no município, incluindo feijão, milho, soja, sorgo, borracha, coco, laranja, limão, tangerina, mamão, manga, cana-de-açúcar e mandioca.

Durante a reunião, foi apresentado o LSPA do município, destacando as estimativas mais recentes para cada cultura mencionada. Essas informações são essenciais para o planejamento agrícola local, permitindo que produtores e autoridades tomem decisões informadas sobre o cultivo e a comercialização dos produtos agrícolas.

Estiveram presentes na reunião, os seguintes profissionais: Fátimo Aparecido Barbosa Dias (secretário de Desenvolvimento Econômico), Wilson Ferreira Lima Junior, Raiza Rocha Pereira, Gustavo Michelan de Almeida (IAGRO), Gilson Barbara, José Eduardo Santana e os representantes do IBGE, Felipe Martins de Barros, Carla Priscila R. da Silva e Lucas de Jesus Faustino Di Nardi.

A participação ativa dos presentes foi fundamental para o sucesso da reunião, permitindo a troca de informações e o planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e agrícola da região.

Fonte:Fotos – DICOM
Autor:Diretoria de Comunicação

Leia também: