IFMS equipe técnica visita Paranaíba: Área do Ginásio de Esportes pode abrigar futura sede

Por Roberto Chamorro

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), professor Fernando Alves e o professor Genivaldo Souza visitaram Paranaíba durante dois dias para ultimar as providencias visando o início das atividades da instituição, ainda no segundo semestre deste ano.  A equipe técnica manteve contato com o prefeito Maycol Queiros e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Edmar Pires Jr-Dollar, para apresentar os pontos que o Ministério da Educação solicita por parte do município para autorizar o funcionamento do campus do IFMS em Paranaíba.

Os dois professores visitaram a EE Aracilda Correa e depois o Ginásio de Esportes, onde está localizada a area apontada como futura sede do IFMS. Depois de visitarem emissoras de rádio foram recebidos na Câmara Municipal. Em entrevista exclusiva ao Blog do Bolsão manifestaram entusiasmo com a possibilidade do IFMS ser construído na referida area, proximo a cidade e com infraestrutura inicial, com possibilidade de acesso próximo aos alunos.

A ideia, segundo o pró-reitor é que o campus, após concluído, possa ter 70 professores, 60 técnicos, um campus na área agrícola, com cursos técnicos para atender 1.400 alunos, com investimentos em obras em mais de R$ 25 milhões, fora laboratórios e equipamentos. “Os investimentos ao longo de cinco anos previstos para construção poderão chegar a R$ 100 milhões”, informou Fernando Alves.

O plano de implantação prevê no segundo semestre a utilização das instalações do terceiro andar da EE Aracilda Correa da Costa, visitadas ontem pelos técnicos. “Inicialmente serão ministrados os chamados cursos de Formação Inicial Continuada que são cursos curtos de dois a tres meses com carga horaria de 180 horas que já permitem uma profissão. A ideia é que os primeiros cursos sejam na area de Informática e Empreendedorismo, ministradas através do IFMS campus de Três Lagoas”, revelou o pró-reitor.

Um dos pré-requisitos exigidos pelo Ministério de Educação para autorização formal do IFMS é a definição de area para construção do prédio que vai abrigar à instituição. Esse quesito, conforme Fernando está encaminhado pelo prefeito Maycol Queiroz em garantir a area do Ginásio de Esportes localizado em area de 5 hectares de propriedade do município. “ São necessários no mínimo 10 hectares de area para construção do campus e o prefeito assegurou o encaminhamento de tratativas para obtenção de mais cinco hectares ao redor do ginásio”, assinalou.

Atualmente 16 mil alunos presenciais e mais de 35 mil à distância estão matriculados nos 10 campuses do IFMS localizados em Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Jardim, Campo Grande, Nova Andradina, Dourados e agora Paranaíba e Amambai.

São alunos a partir de 13 anos, sem limite de idades, pessoas em qualquer área. “ A gente oferece cursos técnicos para alunos que tem ensino fundamental completo. “Temos curso de graduação tambem, não é nosso foco principal. Temos tambem especialização, pós-graduação, mestrado, fazemos pesquisa e extensão. Voce que estudante que já terminou o ensino médio que já faz um pós-graduação, um mestrado, voce é um público que pode estar estudando no IFMS ”, apontou o professor.

“O IFMS vai fazer uma grande diferença na vida das pessoas, na economia local, as empresas vao olhar com outros olhos, vão pedir para gente indicar profissionais para eles” argumentou.

O pré reitor faz um convite à população para que conheça mais IF, através do portal https://www.ifms.edu.br/ e quando estiver funcionando na cidade “visitem os professores, os gestores que tenho certeza o pai ou a mãe vai falar meu filho precisa estudar nessa escola”, ressaltou Fernando Alves.

 

https://blogdobolsao.com.br/

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia