Incêndio criminoso em reserva ambiental destrói 20 hectares e ameaça animais em Três Lagoas

Um incêndio de grandes proporções atingiu a reserva ambiental que fica entre o viveiro e o grêmio da CESP (Companhia Energética de ) em Três Lagoas, a 326 km de , destruiu cerca de 20 hectares da área. A suspeita é que tenha sido criminoso.

Em nota divulgada pela Semea (Secretaria Municipal de  e Agronegócio), afirma que o incêndio que iniciou na noite de quinta-feira (20) foi logo comunicado e que a secretaria de imediato enviou equipe ao local.

A equipe identificou 6 focos de incêndio distantes uns dos outros, o que indicia que pode ter sido proposital, conforme o secretário da Semea Mauro De Grandi.  “Com certeza foi criminoso. Não há outra explicação para haver fogo em locais distantes. As chamas se espalharam rapidamente, consumindo a vegetação ressecada, levantando fumaça até as propriedades vizinhas e BR-262, proximidades do  e ameaçando os animais silvestres presentes na mata”, informou.

Os servidores avistaram diversos animais como lobos-guarás, tamanduás, cotias, veados, tatus e aves fugindo do fogo.

O trabalho de combate às chamas durou cerca de 4 horas e teve apoio do Corpo de Bombeiros. Foi constatado que o crime degradou aproximadamente 20 hectares daquela área.

“Quem trabalha com meio ambiente sabe a importância de protege-lo. Quero muito parabenizar e enaltecer aos servidores da SEMEA pela dedicação nesta ação, pois, todos se doaram, homens, mulheres, servidores antigos e novatos. Este comprometimento fez toda a diferença. Gratidão”, afirmou Grandi.

 

Mirian Machado

Incêndio destruiu 20 hectares da reserva e ameaça animais nativos. (Divulgação, Semea TL)

midiamax

Notícias relacionadas

Três Lagoas está em 1º lugar entre as maiores cidades de MS no Índice de Desenvolvimento Sustentável

Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista

Fabinho, um negro que saiu da roça em MS, virou juíz e hoje atua no STF