Por Aline Machado
Incêndios de grandes proporções que atingem em Água Clara, a 192 quilômetros de Campo Grande, consumiram áreas de fazendas de eucaliptos. As chamas são intensas. A fumaça é vista de longe e preocupa a população local.
Nesta quinta-feira (12), o Corpo de Bombeiros informou, à reportagem do Jornal Midiamax, que o fogo atingiu as fazendas: Itaú, Santa Isabel do Rio Bonito e Lobo. Outras áreas não informadas também foram atingidas pelas chamas.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas no último sábado (6), quando foi identificado o primeiro foco de incêndio. Ao todo 10 militares atuam na região com apoio de brigadistas das fazendas de eucaliptos e equipe da Reflore -MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas).
Ainda segundo as informações, helicópteros e maquinários pesados são utilizados nos trabalhos de combate aos incêndios, em Água Clara. O primeiro foco foi extinto na última terça-feira (10). Na ocasião, o levantamento indicava aproximadamente 6.500 hectares consumidos pelo fogo.
O vice-presidente da Reflora, Moacir Reis, afirma que a situação está mais controlada, no entanto, ainda há riscos.
“Está um pouco mais controlado, mas devido à baixa umidade e temperatura muito alta, ainda existe grande risco de incêndios florestais e nas pastagens”, observa.
Na quarta-feira (11), novo foco começou na região. As equipes de contenção ainda atuam no combate às chamas. Um novo levantamento das áreas atingidas deve ser divulgado ainda hoje pelo Corpo de Bombeiros.