Na escuta social, a região engloba, além de Três Lagoas, os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
Nesta etapa, o governo recebe a contribuição da população sul-mato-grossense que indica quais políticas públicas e ações devem ser priorizadas nos municípios e no Estado.
Com base nesse diálogo com a sociedade, será construído o PPA, um instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal de 1988, elaborado a cada quatro anos pelos estados.
O Prefeito Toninho da COFAPI esteve presente no encontro, junto ao Vice-Prefeito Prof. Adair Aparecido, ao Secretário de Planejamento e Finanças Gilmarez Leal e a Gerente de Planejamento Lúcia Campos, os representantes do legislativo Henrique César (Presidente da Câmara dos Vereadores de Inocência) e Ademilson Junqueira (Vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Inocência) também participaram do encontro.
Na ocasião o Prefeito Toninho também concedeu algumas entrevistas informando sobre a situação de Inocência, devido ao investimento que o município receberá de R$15 bilhões para construção da indústria de celulose da multinacional chilena Arauco, e falou sobre as medidas que estão sendo tomadas e como a gestão tem se preparado estrategicamente para que os impactos sejam mínimos para a população de Inocência.
A Gerente também participou após o encontro de uma oficina onde discutiu medidas para obtenção de mais moradias populares para Inocência, que atualmente é uma das demandas do município, e trouxe estratégias para que a gestão possa investir nesse segmento.
A participação da sociedade também pode ser feita por meio do endereço eletrônico http://voceparticipa.ms.gov.br/.