A “Messi mania” tomou conta do soccer nos Estados Unidos, mas felizes mesmo estão os torcedores (e seus companheiros) do Inter Miami, é claro. A chegada do argentino revolucionou o clube e seu impacto dentro de campo tem sido tão grande quanto fora das quatro linhas.
Desde que fez sua estreia pela equipe norte-americana, em 21 de julho, o Inter Miami anotou 25 gols em oito partidas — média de 3,1 por jogo. Desses, Messi participou diretamente de 13 (dez gols e três assistências), ou seja, mais da metade das bolas na rede do time.
Se considerado o recorte dos oito jogos anteriores à estreia do astro, a equipe havia marcado apenas nove gols — média de 1,1 por duelo.
Sua capacidade de decidir partidas fez com que a equipe treinada por Tata Martino emendasse uma sequência de oito jogos de invencibilidade, justamente o período da chegada de Lionel Messi a Miami. A última vitória antes do início da “Messi mania” havia sido em 7 de junho, contra o Birmingham Legion Football Club, clube que disputa a USL Championship, que não é nem a principal liga de futebol dos Estados Unidos.
“Os jogadores, o corpo técnico, o clube… todos nós somos guiados por seu entusiasmo e sua liderança. Ele sempre tem uma resposta para cada momento do jogo, independentemente das dificuldades que são apresentadas”, disse Martino após a vitória, nos pênaltis, sobre o Cincinatti, pela semifinal da Copa dos EUA.
Nesta quarta-feira (23), o Inter Miami perdia por 2 a 0 até que Lionel Messi encontrou dois passes certeiros para Leonardo Campana empatar a partida — a segunda assistência, já com 52 minutos do segundo tempo. O time ainda chegou a virar o placar na prorrogação, mas o Cincinatti levou o confronto para as penalidades. Messi cobrou o primeiro e fez.
Na quinta cobrança, Nick Hagglund perdeu para os donos da casa, erro que colocou o Inter Miami na final da competição, que será disputada em setembro.
A Copa dos Estados Unidos poderá ser o segundo título de Messi pelo clube. Neste mês, ele conquistou a Leagues Cup, anotando o gol do Inter Miami na decisão e, na disputa por pênaltis, convertendo a sua cobrança.
Inter Miami nos 8 jogos antes da chegada de Messi
4 derrotas
3 empates
1 vitória
9 gols marcados
17 gols sofridos
Inter Miami nos 8 jogos após a chegada de Messi
5 vitórias
3 empates
25 gols marcados
11 gols sofridos
(Com CNN)
(Foto: Jeff Dean/Getty Images)
conjunturaonline