Com duas montarias de 90 pontos em dois dias seguidos, o bicampeão mundial José Vitor Leme deu a vitória ao Austin Gamblers na primeira etapa da temporada 2023 do Team Series, o campeonato de equipes da Professional Bull Riders (PBR), em Cheyenne, no Wyoming.
Na noite de terça (25/7), o peão de Ribas do Rio Pardo (MS), levou o time à vitória no confronto regular com o Missouri Thunder com uma montaria de 89,3 pontos. Como o Austin e o Carolina Cowboys terminaram empatados com duas vitórias e nenhuma derrota na etapa, foi necessário a montaria extra de desempate na terça.
Leme brilhou novamente e abriu a disputa com 90,5 pontos no lombo do touro I’m Legit Too. O campeão mundial Cooper Davis tentou igualar o feito, mas foi derrubado por Mike’s Motive em 3,13 segundos, dando a vitória aos Austin. Na noite anterior, Leme já tinha obtido a primeira nota acima de 90 pontos (90,5) da temporada, na vitória sobre o time do Kansas City Outlaws.
As duas notas acima de 90 pontos já colocam o brasileiro na liderança para repetir a conquista de MVP (jogador mais valioso), que vale um prêmio individual de US$ 100 mil, o dobro do ano passado.
“Uau, esta vitória é um alívio. Eu me lembro do ano passado, quando ficamos muito desapontados com nosso desempenho em Cheyenne, mas sabíamos que tínhamos um grande time. Nossos caras deram 100% com um esforço incrível todas as vezes nesta semana. É tudo o que se pode pedir como treinador. E nosso peão número 1(José Vitor Leme) se saiu bem como sempre”, disse o treinador do Austin, Michael Gaffney.
O Carolina Cowboys, que já havia vencido na segunda, fez 2 a 0 com uma vitória impressionante de 178,5 a 0 sobre o Arizona Ridge Riders (0–2). O peão que desistiu da aposentadoria Sage Kimzey, seis vezes campeão da liga de rodeio PRCA, fez a diferença para os Cowboys com uma montaria de 90 pontos.
Na terça, no confronto de maior pontuação do evento, o Texas Rattlers, que terminou a etapa com uma vitória e uma derrota, aproveitou bem as estreias dos americanos Dawson Gleaves e Creek Young e venceu por 347,5 a 87,5 o atual campeão Nashville Stampede, que perdeu também na rodada de segunda-feira.
No confronto entre o Oklahoma Freedom, dos brasileiros Thiago Salgado e Alex Cerdeira, e o Kansas City Outlaws, de Wingson Henrique da Silva, a vitória foi dos touros. Nenhum dos dez peões (cinco de cada equipe) conseguiu se manter os oito segundos no lombo dos animais. O Oklahoma terminou a etapa com uma vitória e uma derrota. Já o Kansas perdeu as duas partidas.
Na Team Series, os oito times escalam cinco peões para enfrentar a equipe adversária no mano a mano. Vence o time que somar mais vitórias na etapa. A segunda das dez etapas será disputada na arena T-Mobile Center em Kansas City, na casa do Missouri Thunder, de 3 a 5 de agosto. A final do campeonato será em Las Vegas, de 20 a 22 de outubro.
Classificação da Team Series após a 1ª etapa
- Austin Gamblers – 2 vitórias
- Carolina Cowboys – 2 vitórias
- Texas Rattlers – 1 vitória e 1 derrota
- Oklahoma Freedom – 1 vitória e 1 derrota
- Kansas City Outlaws – 2 derrotas
- Arizona Ridge Riders – 2 derrotas
- Nashville Stampede – 2 derrotas
- Missouri Thunder- 2 derrotas
Fonte: Globo Rural