Home » Leilão da Rota da Celulose será retomado no primeiro semestre de 2025

Leilão da Rota da Celulose será retomado no primeiro semestre de 2025

Projeto inclui concessão de 870 km de rodovias e prevê investimentos privados de R$ 8,8 bilhões

por Nathally Martins da Silva Bulhões
Dengue Taboado

Portal Celulose

O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 16, que o leilão da Rota da Celulose será realizado até junho de 2025. A informação foi divulgada durante um evento na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que marcou a entrega de novos veículos e a recepção de fiscais agropecuários.

“Tenho uma reunião no fim de tarde para me apresentarem o projeto, e a gente vai voltar a leilão ainda no primeiro semestre. A data vai ser marcada com a B3 [Bolsa de Valores do Brasil] – ainda, mas a previsão é até junho a gente estar com esse leilão pronto”, declarou o governador.

AJUSTES NO PROJETO PARA MAIOR ATRATIVIDADE

Segundo Riedel, o projeto passou por alterações pontuais, principalmente em prazos e adequações para atender às exigências do mercado. “Conceitualmente, o projeto é o mesmo, mas fizemos alguns ajustes para deixá-lo mais atrativo”, afirmou.

A Rota da Celulose prevê a concessão de 870 quilômetros de rodovias estaduais e federais, abrangendo trechos das BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. O modelo de concessão inclui um contrato de 30 anos para a administração e operação das vias.

INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS

Com o objetivo de atrair R$ 8,8 bilhões em investimentos da iniciativa privada, o projeto havia sido anteriormente agendado para dezembro de 2024, mas foi adiado devido à falta de propostas. Agora, o governo estadual espera que os ajustes feitos no modelo ampliem o interesse do mercado e garantam a realização do leilão no próximo ano.

Leia também: