Home » Mara Caseiro trabalha pela instalação de Salas Lilás em todos os municípios de MS

Mara Caseiro trabalha pela instalação de Salas Lilás em todos os municípios de MS

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) busca a implantação de Salas Lilás em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Em pedido aos secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo e ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a deputada falou sobre a realização de estudos para a viabilização de Salas Lilás em todo o Estado.
“Mato Grosso do Sul tem a sexta maior taxa de homicídios de mulheres no país, com 6,0 por 100 habitantes. Nosso Estado fica atrás apenas de Roraima, com 10; Paraná com 7,2; Goiás com 7,1; Mato Grosso com 6,4 e Rondônia com 6,2”, destacou Mara Caseiro ao citar números de 2016, do Atlas da Violência 2018.
A parlamentar ainda falou sobre o grave problema social que são as mortes das mulheres sul-mato-grossenses. “Eis que as ocorrências envolvendo crimes contra mulheres são registradas diariamente nas sedes das Delegacia de Polícia Civil em todo o Estado. Em razão do alto número de denúncias realizadas por mulheres, inúmeras reivindicações têm surgido para que juntamente com os prédios da Delegacia de Polícia Civil seja instalada uma sala lilás para o atendimento especializado das mulheres vítimas de violência”, salientou ela.
A implantação das Salas Lilás, conforme a deputada, são uma forma de assegurar o combate à violência e de reduzir os índices de criminalidade nos municípios. “Os pleitos de Salas Lilás se sustentam, sobretudo, na insegurança e desconforto suportado pelas vítimas ao prestar relatos dos crimes e traumas sofridos a autoridades do sexo masculino. Assim, a instalação de uma sala especializada não apenas tornará menos penoso à vítima denunciar seu agressor como também será capaz de assegurar o combate, fortalecimento e a efetiva implantação de medidas que visem à redução dos índices de criminalidade contra esta parcela da sociedade”, concluiu.

 

Por: Tavane Ferraresi   Foto: Victor Chileno

al.ms.gov.br

Leia também: