lestenewsms
A previsão do tempo para o fim de semana em Mato Grosso do Sul aponta para a possibilidade de chuva preta, um fenômeno raro e preocupante causado pela fuligem e cinzas provenientes das queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há probabilidade de pancadas de chuva neste sábado (14) e domingo (15), o que pode trazer alívio para as altas temperaturas, especialmente no sul do estado.
A chuva preta ocorre quando as partículas resultantes de queimadas e incêndios se misturam às gotas de chuva, formando uma precipitação escura, com coloração que pode variar de marrom a preta. Este fenômeno pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana e animal, uma vez que polui o solo, rios e pode causar problemas respiratórios.
O meteorologista Natálio Abrahão destacou que a combinação de fumaça no ar, proveniente das queimadas no Pantanal, e a precipitação prevista para o fim de semana, eleva consideravelmente as chances de ocorrência desse tipo de chuva. Ele recomenda que a população evite se expor diretamente à chuva preta, uma vez que ela pode conter substâncias nocivas.
A orientação é que a população aguarde uma segunda chuva, que tende a limpar a atmosfera, reduzindo a concentração de poluentes e os riscos à saúde.