Mato Grosso do Sul é um estado brasileiro que se destaca como um verdadeiro paraíso natural, repleto de paisagens deslumbrantes e uma rica diversidade cultural, abrigando uma variedade de opções para quem deseja fazer turismo, com opções que vão de belas paisagens para contemplação até ecoturismo, com opções para quem é mais aventureiro.
O Correio do Estado perguntou à Inteligência Artificial, especificamente ao ChatGPT, quais os melhores destinos turísticos de Mato Grosso do Sul. A resposta você confere na lista abaixo.
Importante ressaltar que se trata de uma lista criada pela inteligência artificial e não necessariamente reflete os melhores locais. Quando for viajar, é primordial escolher o local com base no que mais se encaixa no seu perfil.
10 destinos turísticos em Mato Grosso do Sul segundo o ChatGPT:
Bonito
Para o ChatGPT, Bonito é “um dos destinos mais conhecidos do Brasil para ecoturismo, famoso por suas águas cristalinas, cavernas e grutas. As atividades incluem flutuação em rios, mergulho e visitação a cachoeiras e grutas como a Gruta do Lago Azul.
Destaques: Rio Sucuri, Abismo Anhumas, Balneário Municipal.
Pantanal
Uma das maiores planícies alagáveis do mundo, é um dos melhores lugares para observar a fauna brasileira, incluindo onças-pintadas, jacarés, araras-azuis e capivaras.
Destaques: Safári fotográfico, passeios de barco e observação de pássaros. Em Corumbá, também é destaque o Porto Geral e Museu da história do Pantanal.
É importante, no entanto, se programar com antecência e se informar junto aos atrativos turísticos se todas as atividades estão funcionando, tendo em vista que o bioma enfrenta queimadas em alguns períodos do ano.
Campo Grande
A capital do Estado é conhecida por sua cultura rica e pontos históricos, gastronomia e parques. Ótimo para quem busca turismo cultural.
Destaques: Parque das Nações Indígenas, Museu Dom Bosco, Feira Central e Bioparque Pantanal.
Bodoquena
Muito próxima a Bonito, Bodoquena também oferece belas cachoeiras e trilhas em meio à natureza.
Destaques: Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Cachoeira Boca da Onça.
Jardim
Outro destino natural próximo a Bonito, ideal para flutuação e trilhas.
Destaques: Buraco das Araras, flutuação no Rio da Prata.
Aquidauana
Conhecida como a “Porta de Entrada do Pantanal”, a cidade oferece experiências de turismo rural e contato com a fauna e flora pantaneiras.
Destaques: Morro do Paxixi, Fazendas de turismo, passeios a cavalo e observação da vida selvagem.
Ponta Porã
Localizada na fronteira com o Paraguai, a cidade é famosa pelo turismo de compras em Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio.
Destaques: Compras no Paraguai, Lagoa Comprida.
Coxim
Conhecida como a “Capital do Peixe”, Coxim é ideal para quem gosta de pesca esportiva e turismo ecológico. A cidade fica próxima ao Pantanal e oferece belas paisagens naturais.
Destaques: Pesca no Rio Taquari, rafting, cachoeiras, e o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
Rio Verde de Mato Grosso
Um destino menos conhecido, mas perfeito para quem busca contato direto com a natureza. Oferece belas cachoeiras, rios e trilhas em áreas preservadas.
Destaques: Cachoeira do Rio Verde, Parque Natural Municipal São Francisco e a flutuação no Aquário Natural.
Costa Rica
Costa Rica se destaca pelo ecoturismo e é conhecida por suas formações rochosas, trilhas e cachoeiras. O Parque Nacional das Emas, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, é uma de suas grandes atrações.
Destaques: Parque Nacional das Emas, cachoeiras como a Cachoeira do Salto Majestoso e a Trilha do Sucuriú, além de atividades de turismo de aventura como rapel e trekking.