O prefeito de Chapadão do Sul foi o entrevistado da TV Morena no “Bom Dia MS” da última sexta-feira. A mídia estadual está dando grande destaque para o resultado do Censo Demográfico de 2023 que coloca a cidade no topo do aumento populacional de Mato Grosso do Sul. As pesquisas feitas pelo IBGE entre 2010 e de 2022 (divulgado no dia 28/6) mostram um salto de 19 mil para 30.993 habitantes, um incremento de 61,98%.
Sobre o assunto Krug lembrou que em 1990 a cidade tinha apenas 5 mil habitantes e chegou em 11 mil em 2000. Já em 2010 subiu para 19 mil pessoas e agora cerca de 30 mil moradores. Segundo ele este Censo é de 2022, quase dois anos, o que pode representar uma defasagem para baixo no resultado final. Chapadão do Sul deve ter seguramente mais de 32 mil novos moradores, sem contabilizar o público flutuante que mora em hotéis ou imóveis alugados que chegam ao município para tratar de negócios e serviços na complexa cadeia do agronegócio da “Capital Agrícola” de MS.
Krug destacou a localização geográfica privilegiada de Chapadão do Sul como “município referência” da região. As grandes cidades como Campo Grande (320 km), Goiás (500) e São José do Rio Preto (SP) há cerca de 400 km tornam Chapadão do Sul uma grande opção de negociações de veículos, implementos agrícolas, insumos e serviços na forma de Pólo Regional. Um dos segredos para o bom desempenho regional do município é a constante busca pela melhoria da infraestrutura. Recentemente foram entregues mais 26 leitos no Hospital Municipal, numa expectativa de atingir brevemente a meta de 50 novos leitos.
Uma creche para 500 crianças do CEI (Centro de Educação Infantil) desafoga a demanda e cria novo cenários de geração de mão de obra de mães que podem deixar os filhos durante o expediente de trabalho e uma escola nova com capacidade para mil alunos. Chapadão do Sul cresce cerca de uma creche e escola novas anualmente. Desde de 2020 a cidade está 100% asfaltada e novas galerias pluviais, esgoto construídas em todos os bairros e um aeroporto com capacidade de receber aviões de grande porte 24 horas por dia.
O crescimento populacional também cria gargalos que precisam ser resolvidos rapidamente. Chapadão do Sul tem excelente trânsito com o Governo do Estado e da Bancada Federal que sempre viabilizam recursos importantes para obras de infraestrutura. A inauguração da ampliação do Hospital Municipal foi acompanhada pelo Governador Eduardo Riedel e a senadora Teresa Cristina que prometeram cerca de R$ 3 milhões para a compra de mais equipamentos hospitalares. A ideia é qualificar ainda mais o atendimentos e tornar a cidade “Poló Regional” na área de saúde para atender as demandas cidades vizinhas, pontuou Krug.