MÍDIA estadual destaca crescimento populacional de Chapadão do Sul. Krug atribui migração à infraestrutura urbana e trabalho

O prefeito de Chapadão do Sul foi o entrevistado da TV Morena no “Bom Dia MS” da última sexta-feira. A mídia estadual está dando grande destaque para o resultado do Censo Demográfico de 2023 que coloca a cidade no topo do aumento populacional de Mato Grosso do Sul. As pesquisas feitas pelo IBGE entre 2010 e de 2022 (divulgado no dia 28/6) mostram um salto de 19 mil para 30.993 habitantes, um incremento de 61,98%.

Sobre o assunto Krug lembrou que em 1990 a cidade tinha apenas 5 mil habitantes e chegou em 11 mil em 2000. Já em 2010 subiu para 19 mil pessoas e agora cerca de 30 mil moradores. Segundo ele este Censo é de 2022, quase dois anos, o que pode representar uma defasagem para baixo no resultado final. Chapadão do Sul deve ter seguramente mais de 32 mil novos moradores, sem contabilizar o público flutuante que mora em hotéis ou imóveis alugados que chegam ao município para tratar de negócios e serviços na complexa cadeia do agronegócio da “Capital Agrícola” de MS.

Krug destacou a localização geográfica privilegiada de Chapadão do Sul como “município referência” da região. As grandes cidades como Campo Grande (320 km), Goiás (500) e São José do Rio Preto (SP) há cerca de 400 km tornam Chapadão do Sul uma grande opção de negociações de veículos, implementos agrícolas, insumos e serviços na forma de Pólo Regional. Um dos segredos para o bom desempenho regional do município é a constante busca pela melhoria da infraestrutura. Recentemente foram entregues  mais 26 leitos no Hospital Municipal, numa expectativa de atingir brevemente a meta de 50 novos leitos.

Uma creche para 500 crianças do CEI (Centro de Educação Infantil) desafoga a demanda e cria novo cenários de geração de mão de obra de mães que podem deixar os filhos durante o expediente de trabalho e uma escola nova com capacidade para mil alunos. Chapadão do Sul cresce cerca de uma creche e escola novas anualmente. Desde de 2020 a cidade está 100% asfaltada e novas galerias pluviais, esgoto construídas em todos os bairros e um aeroporto com capacidade de receber aviões de grande porte 24 horas por dia.

O crescimento populacional também cria gargalos que precisam ser  resolvidos rapidamente. Chapadão do Sul tem excelente trânsito com o Governo do Estado e da Bancada Federal que sempre viabilizam recursos importantes para obras de infraestrutura. A inauguração  da ampliação do Hospital Municipal foi acompanhada pelo Governador Eduardo Riedel e a senadora Teresa Cristina que prometeram cerca de R$ 3 milhões para a compra de mais equipamentos hospitalares. A ideia é qualificar ainda mais o atendimentos e tornar a cidade “Poló Regional” na área de saúde para atender as demandas cidades vizinhas, pontuou Krug.

chapadensenews

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia