Por Clara Farias
Cassilândia, Paranaíba, Chapadão do Sul e Costa Rica estão entre os municípios mais prejudicados pela falta de chuva. Conforme o meteorologista Natálio Abrão, as cidades estão há 107 dias sem nenhuma precipitação.
O último registro de chuva em Campo Grande é de 10 de julho, ainda assim praticamente insignificante, com volume de 0,2 milímetro.
Uma nova frente fria chegará ao Estado com o aumento da nebulosidade e umidade relativa do ar para muitas cidades. A partir de amanhã (8), a chuva dará o “ar da graça” e abrangerá todos os municípios do Estado, conforme a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A chuva se iniciará pela região sul, central e por fim, alcançará os municípios ao leste do Estado.
Para o meteorologista, Natálio Abrão, mesmo com a previsão de chuva, o tempo nos quatro municípios mencionados tende a piorar. “Nós últimos cinco anos é a pior situação registrada, e as previsões não indicam melhoras, pelo contrário”, afirmou o meteorologista.
Para hoje (7), os termômetros prometem a máxima de 34ºC em Chapadão do Sul, Costa Rica e Paranaíba e 33ºC em Cassilândia. Conforme o portal do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 34 municípios estão em alerta laranja, inclusive os que estão sem chuva a mais de 100 dias, com umidade relativa do ar entre 12% e 20%. O aviso vale até às 17h desta quarta-feira.
Mulher caminhando com sombrinha para se proteger do calor (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
CAMPO GRANDE NEWS