O programa de incentivos fiscais da MSGÁS destinado a projetos sociais, culturais, esportivos e ambientais alcançou o maior número de propostas na história da empresa. De uma média de 30 propostas apresentadas em anos anteriores, o número saltou para 126 na seleção deste ano.
Para a MSGÁS, a participação expressiva na Chamada Pública mostra o alcance do programa e permite a seleção dos melhores projetos voltados à promoção do desenvolvimento humano em Campo Grande e nas cidades atendidas pela Companhia
“Foi uma grata surpresa para nós, considerando que o número de projetos é quatro vezes maior que a média das chamadas que realizamos nos anos anteriores”, disse o diretor-presidente da empresa, Rui Pires dos Santos, atribuindo o grande interesse das entidades e instituições que pretendem se habilitar aos incentivos à forma como a empresa conduziu as etapas de preparação da Chamada Pública, com ampla divulgação dos critérios e, sobretudo, pelos resultados que o programa obteve nas fases anteriores.
“Destinamos de 2020 a 2022 mais de R$ 1,5 milhão, recursos que foram importantes para o êxito das ações propostas pelas entidades que tiveram seus projetos selecionados”.
Outro ponto comemorado pela empresa e que aumenta a perspectiva de êxito no financiamento de projetos sociais, é a possibilidade de nesta fase a parcela do imposto a ser aplicado dentro do Estado seja muito mais expressiva.
Pela legislação do incentivo fiscal, uma parte do imposto apurado sobre a comercialização do gás pode ser destinada ao financiamento de projetos na área de atuação da empresa, o que reforça e valoriza os seus compromissos socioambientais, que buscam incentivar ações de inclusão social, valorização da vida, assistência à criança, idosos e às pessoas com deficiência, as atividades culturais, esportivas e de proteção ao meio ambiente.
“A Chamada Pública, com essa grande receptividade, dá tamanho e comprova a importância do incentivo fiscal como instrumento eficaz na viabilização do trabalho social realizado pelas diversas entidades e instituições do nosso Estado. O suporte financeiro contribui e pode até ser decisivo para o alcance da população atendida pelas ações de promoção humana”.
De acordo com a MSGÁS, a seleção leva em conta quatro princípios: relevância para a missão da Companhia e para o Estado, acesso democrático, transparência do processo de escolha, e acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e dos critérios estabelecidos no Edital.
Próxima etapa
O Comitê Interno terá até o dia 10 de outubro para analisar as propostas. O cronograma prevê para o dia 16 de outubro a divulgação dos projetos selecionados. Os recursos serão liberados entre 15 e 31 de dezembro.
Comunicação MSGÁS