por
Marcando o início do último dia do 2º Congresso dos Municípios, a Primeira Dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, participou de painel mediado pela Diretora Técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha com a temática “Mulheres na Política”.
O encontro reuniu importantes lideranças femininas do setor público, como a prefeita reeleita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo que compartilharam suas visões e experiências sobre os avanços e os desafios enfrentados pelas mulheres em papéis de liderança.
Mônica Riedel destacou que, participar ativamente na política como Primeira Dama, é uma escolha que possibilita gerar mudanças. “Eu escolhi participar, porque acredito que podemos fazer a diferença. Encaro o papel de Primeira Dama como uma oportunidade de contribuir, de estar próxima das pessoas, ouvindo e ajudando a resolver as demandas que afetam o nosso dia a dia. Ao longo do tempo, fui me envolvendo em ações que surgiram naturalmente dentro da minha área de atuação, com o propósito de trazer mais qualidade de vida e bem-estar para as famílias. Estar aqui é uma chance de trabalhar pelo que acredito e de somar esforços para construir um Mato Grosso do Sul mais justo e acolhedor para todos”, afirmou Mônica.
Contribuindo com a fala da Primeira Dama, Camila Ítavo salientou a importância de trabalhar iniciativas públicas voltadas para a educação. “Precisamos, juntos, pensar em soluções que vão além da graduação, considerando iniciativas que complementem a formação do indivíduo em todos os aspectos. Por isso, convido a todos a investir em educação, não só a formal, mas aquela que forma cidadãos plenos, com valores humanos e comprometidos com a sociedade. Esse é o caminho para um futuro mais justo e inclusivo.”
Já a prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, enfatizou sobre o cuidado ao próximo, fator que guia a sua gestão. “Quando cuidamos das pessoas com amor e dedicação, as coisas realmente acontecem e dão certo. Esse é o princípio que guia nossa administração: colocar o ser humano no centro de cada ação, trabalhando com o coração e com respeito. É com essa visão que buscamos transformar nosso município, promovendo uma gestão que entende e valoriza as necessidades de cada cidadão”.
As participantes do painel discutiram ainda o papel da educação e das redes de apoio na formação de novas lideranças femininas. O painel foi marcado por momentos inspiradores, com as líderes compartilhando suas trajetórias e experiências no enfrentamento de preconceitos e na superação de obstáculos.