Por Felipe Machado
O campo-grandense Matheus Martins está nas quartas de final da Copa Libertadores da América deste ano, após o Botafogo eliminar o Palmeiras na noite de ontem, quarta-feira (22), pelo placar agregado de 4×3,
Nesta partida decisiva contra o alviverde paulista, Matheus foi o responsável pela assistência no segundo gol da equipe do Rio de Janeiro, marcado pelo venezuelano Savarino. Porém, o campo-grandense não começou como titular, entrou no intervalo do jogo no lugar de Luiz Henrique, que saiu com lesão na panturrilha. Essa não foi a primeira vez que o atacante brilha saindo do banco de reservas.
No último domingo (18), no clássico contra o Flamengo, o jogador entrou aos 29 minutos da segunda etapa e marcou os dois últimos gols do Botafogo na goleada por 4×1. Assista aos gols da partida, especialmente aqueles do Matheus Martins, no vídeo abaixo:
A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com Fábio Manso, responsável por levar o atacante campo-grandense ao Fluminense (RJ), clube onde Matheus foi revelado, para contar um pouco mais sobre as origens do jogador.
“Ele veio aqui com 9 anos pra 10 anos, trouxe ele pra estudar aqui no colégio (ABC), jogar futsal para gente, e eu levei ele com 11 anos, 10 pra 11 anos pro Fluminense e ficou lá todo esse tempo, né? Até ser vendido para Udinese e depois agora voltou pro Botafogo”, contou Fábio.
Segundo ele, Matheus morou e foi criado perto da Avenida dos Cafezais, próximo ao Jardim Paulo Coelho Machado. Hoje, sua família mora em Xerém, bairro em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Trajetória profissional
Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.
No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca.
No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Até então, o atacante soma dois gols e uma assistência pela Estrela Solitária.
Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3×2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.
correiodoestao.com.br