Os pontos de imunização foram distribuídos da seguinte forma: ESF Jardim do Lago, ESF São Jerônimo, ESF Vila Pereira, ESF Jardim das Flores e ESF Vila Barbosa. Famílias cadastradas na ESF Central foram direcionadas para a ESF Vila Barbosa.
Daiane Pupin, secretária de Saúde, esclareceu que a campanha foi uma iniciativa do Governo do Estado para mitigar o impacto do vírus, especialmente ao reduzir os sintomas que podem ser confundidos com outras doenças respiratórias, como a Covid-19.
“É importante ressaltar que a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza, com alto potencial de transmissão. Seus sintomas podem variar de níveis a graves, levando a hospitalizações e até mesmo à morte, especialmente entre os mais vulneráveis”, explicou Daiane Pupin. Ela destacou ainda: “A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a gripe e proteger aqueles com maior risco de complicações, sendo segura e capaz de evitar casos graves e óbitos”.
A vacina contra influenza trivalente fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é desenvolvida pelo Instituto Butantan e sua formulação é atualizada regularmente para garantir eficácia contra novas cepas do vírus, abrangendo as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.