A Paper Excellence, uma das maiores e mais diversificadas produtoras de papel e celulose do mundo e parceira da J&F Investimentos na Eldorado Celulose, pode construir mais uma fábrica de celulose no Mato Grosso do Sul, com investimento estimado em R$ 20 bilhões.
Durante uma reunião com Eduardo Riedel, governador do MS, o empresário indonésio Jackson Wijaya, fundador da PE, teria demonstrado interesse em investir no estado, segundo fontes.
Em 2023, o executivo já havia confirmado a intenção de instalar uma nova fábrica de celulose no país, “Temos planos de investir US$ 4 bilhões em um novo projeto no Brasil de 2,5 milhões de toneladas de celulose”, revelou à época Wijaya.
Ainda em fase inicial das conversas com diferentes estados, no Mato Grosso do Sul, a fábrica seria instalada na região leste do estado, conhecida como “Vale da Celulose”, enquanto em Minas Gerais, além de Pirapora, no norte do estado, a região de Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha, também está sendo considerada como alternativa viável. Já no Mato Grosso, o local escolhido seria o alto do Taquari.
Atualmente, além de 49,41% de participação nas ações da Eldorado Celulose – que produziu 1,78 milhão de toneladas de celulose na fábrica de Três Lagoas (MS) em 2023 – a Paper Excellence possui seis fábricas de celulose e papel no Canadá, com uma produção anual estimada em mais de 2,5 milhões de toneladas.