Nova planta de celulose da Arauco impulsiona geração de empregos em Inocência (MS)

Portal Celulose

A cidade de Inocência (MS) está passando por um crescimento expressivo na geração de empregos, impulsionado pelo início das obras da nova planta de celulose da Arauco. O projeto, com conclusão prevista para 2028, já começa a impactar positivamente o mercado de trabalho local. 

Conforme o relatório mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de serviços do município registrou um saldo positivo de 464 vagas em 2024, com 605 contratações e 141 demissões. No total, considerando todos os setores econômicos, foram registradas 1.218 admissões e 963 desligamentos, resultando em um saldo de 255 vagas. 

Esse crescimento é particularmente notável no setor de serviços, que apresentou um aumento de 177% no número de vagas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dentro desse setor, as áreas de alimentação e alojamento se destacaram, com 133 contratações, superando as 91 registradas no ano anterior. O segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas também teve um crescimento expressivo, com 454 contratações nos primeiros sete meses de 2024, em contraste com as 79 do mesmo período de 2023. 

A planta da Arauco, a quarta do setor de celulose no Mato Grosso do Sul, está localizada às margens da MS-377 e do Rio Sucuriú, a cerca de 50 km de Inocência (MS). Com um investimento previsto de R$ 25 bilhões na construção da primeira linha, a fábrica terá capacidade anual para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose. Uma segunda linha de produção, com a mesma capacidade, poderá ser construída na próxima década, dependendo das condições de mercado. 

Notícias relacionadas

Policia Militar, através do 13º Batalhão, inicia Operação Força Total nas cidades de Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado

Governo do Estado e IFMS aproximam áreas prioritárias da educação pública para beneficiar estudantes de MS

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal