Apesar do tempo agradável nesses últimos dias, a onda de calor que castigou os sul-mato-grossenses nos meses de setembro e outubro está de volta. A previsão máxima para a esta semana é de até 45ºC em algumas regiões do Estado.
As altas temperaturas estão previstas para a região do Pantanal, norte e sudoeste, onde as mínimas estarão entre 23/26ºC e máximas que podem ultrapassar os 42°C.
Nas regiões sul, bolsão e leste, as temperaturas mínimas são 12/19ºC e as máximas podem ultrapassar os 36ºC. Em Campo Grande, a mínima será entre 17/20ºC e máxima deve chegar aos 37ºC.
Conforme dados divulgados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), o forte calor que se aproxima de Mato Grosso do Sul é por causa de um sistema de alta pressão que pode atuar como um bloqueio atmosférico, que irá favorecer o retorno do “calorão” em grande parte do Estado.
O destaque são temperaturas mínimas entre 12/19ºC e as máximas que podem ultrapassar os 36ºC, nas regiões sul, bolsão e leste.
Ainda conforme a Cemtec, nesses dias de calor extremo são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, onde os índices devem ficar entre 10 a 30%.
Nesses casos, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas durante o dia.
Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante leste com velocidades entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.
Gerson Oliveira/Correio do Estado