Home » Ouvidoria da Saúde de Paranaíba passa por capacitação do Estado para aprimorar atendimento

Ouvidoria da Saúde de Paranaíba passa por capacitação do Estado para aprimorar atendimento

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba recebeu, nesta quarta-feira, 06, uma capacitação do Estado para atualizar o sistema de ouvidoria, integrando novas diretrizes e práticas das esferas federal, estadual e municipal. Participaram do encontro membros da Ouvidoria Municipal de Saúde, Atenção Primária e Especializada, juntamente com as técnicas da Ouvidoria Estadual do SUS, Ana Cláudia Cavalheiro Cubilha e Thauyni Nilles de Pádua. O objetivo é assegurar que os serviços oferecidos continuem com qualidade e eficácia para os cidadãos.

Segundo Oniel Rodrigues, ouvidor de Saúde, a capacitação visa fortalecer a resposta às demandas da população. “Esse treinamento é essencial para que possamos atender o cidadão de forma mais ágil, eficaz e transparente, reforçando nosso compromisso com a saúde pública e a satisfação dos usuários do SUS”, afirmou.

Ana Cláudia, técnica do Estado, destacou os principais pontos sobre práticas e acesso à ouvidoria, descrevendo a capacitação como “um passo importante para fortalecer a ouvidoria local, trazendo novas ferramentas que reforçam nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade”.

Thauyni Nilles reforçou que uma ouvidoria bem estruturada aproxima a gestão das necessidades reais da população. “Agradecemos a receptividade e o comprometimento com uma saúde pública mais eficiente e acessível”, ressaltou.

O Sistema OuvidorSUS é uma ferramenta essencial para conectar os cidadãos às áreas de atendimento da saúde pública. Por meio do sistema, os munícipes podem registrar manifestações como sugestões, elogios, denúncias, reclamações e solicitações. Essa integração facilita o fluxo das informações, permitindo um rápido encaminhamento aos setores responsáveis e garantindo respostas precisas e ágeis. O acesso ao OuvidorSUS fortalece o diálogo entre a população e a gestão pública, sendo vital para uma saúde pública de qualidade.

As práticas de ouvidoria são indispensáveis para ouvir e atender as demandas dos cidadãos. Elas permitem que o SUS compreenda as necessidades reais da população, identifique problemas e implemente soluções eficazes. Desse modo, a ouvidoria funciona como um termômetro da qualidade dos serviços prestados, contribuindo diretamente para o aprimoramento do sistema de saúde.

DECOM

Luana Chaves

Leia também: