Home » Palestra sobre Autismo lota Câmara Municipal de Cassilândia e reforça importância do diagnóstico precoce

Palestra sobre Autismo lota Câmara Municipal de Cassilândia e reforça importância do diagnóstico precoce

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Autor: Assecom

Na noite desta terça-feira, 1º de abril, a Câmara Municipal de Cassilândia recebeu a população para uma importante palestra sobre os desafios e as perspectivas de acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A palestrante convidada foi a fisioterapeuta Layannie Laura Marques, que abordou o tema “Mitos e Verdades sobre o Autismo” e esclareceu diversas dúvidas do público, destacando a importância do diagnóstico precoce.

“É preciso combater o estigma e a discriminação que as pessoas com autismo enfrentam em suas vidas diárias. Meu objetivo também é trazer alento e esperança para pais e mães que precisam de ajuda e principalmente explicar que quanto mais cedo a criança for diagnosticada, mais estimulada ela estará para se desenvolver, melhorando suas habilidades sociais e sua comunicação”, explicou Layannie.

A iniciativa foi das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Leandro Rosa de Souza; os vereadores Fábio Boni Cogo, Claudete Dosso, Arthur Barbosa Souza Filho e José Lourenço Braga Lira Marin; o secretário de Educação, Saulo Sodré; o secretário de Saúde, Lucas Tenório; a secretária de Administração, Bruna Fernandes, representando o prefeito de Freitas; a coordenadora da Educação Especial, Miriellen Paula.

O evento lotou o plenário da Câmara. “Estou muito feliz de ver a casa cheia numa terça-feira à noite. Isso é emocionante e ver que as pessoas abraçaram essa ideia é muito importante para mim”, declarou o presidente Leandro Rosa.

Ele reforçou ainda que “é muito importante recebermos esse tipo de debate no nosso município e as portas da Câmara estarão sempre abertas para trazer informação para a população”.

A abertura contou com momentos especiais: as professoras Vanessa Morais e Graciele Leonel, da Escola Aparecida de Paula, conduziram a apresentação “História do Autismo”, com os alunos Henrique e Manuela.

Em seguida, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Amin José apresentaram a música “Meu Olhar Azul”, sob orientação da professora Elisangela Morais.

O que é o Autismo (TEA)?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) compreende desordens do desenvolvimento neurológico que surgem desde o nascimento ou início da infância.

Caracteriza-se por um desenvolvimento atípico, dificuldades na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Embora as causas do TEA não sejam totalmente conhecidas, há evidências de que fatores genéticos e ambientais influenciam o desenvolvimento do transtorno.

O diagnóstico é feito por meio da observação direta do comportamento e entrevistas com pais ou cuidadores.

A noite foi marcada por informação, emoção e compromisso com uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Divulgação: Imagem

Leia também: