A Paper Excellence anunciou recentemente, que pretende investir em torno de 4 bilhões de dólares em uma nova fábrica de celulose no Brasil. Nos bastidores, governadores articulam propostas para “levar para casa” os cerca de R$ 20 bilhões e 2,5 milhões de empregos diretos, que serão gerados pela indústria.
A multinacional de celulose e papel confirmou ao Jornal Midiamax que mantém conversas com governadores a fim de avaliar o potencial de cada região para receber o projeto. Ainda em fase inicial, não há confirmações sobre o tamanho da indústria e nem a previsão de início das obras.
Mato Grosso do Sul integra a lista de estados que “disputam” o investimento, mas com o know how de quem abriga três plantas industriais de celulose e mais uma em construção. A assessoria da Paper Excellence afirma que Mato Grosso do Sul, como um dos principais polos produtores de celulose do mundo, está no radar.
Mato Grosso do Sul é gigante no setor
As três plantas industriais produtoras de celulose em Mato Grosso do Sul são responsáveis pela produção de 4,95 milhões de toneladas por ano. O montante representa 25% de toda a produção brasileira de celulose.
Tal produção levou o Estado ao posto de maior exportador de celulose do país, onde está desde 2018. Da produção total por ano, 28% são destinadas a outros países. Os dados são do Plano Estadual de Florestas Plantadas desenvolvido pelo Governo do Estado.
Mato Grosso do Sul tem 1.136 milhão de hectares de floresta plantada, segundo dados de 2019. Do total, 895 mil hectares são de eucaliptos com mais de 6 anos.
Base florestal é gargalo para investimentos
Investimentos em indústrias de celulose são sempre um investimento de longo prazo e muito planejado e o principal motivo é o eucalipto. São em média seis anos para o primeiro corte de eucalipto e, na prática, significa que a falta de florestas plantadas pode inviabilizar o investimento.
A estimativa do Governo do Estado é que uma indústria de celulose precise de 250 mil hectares de eucalipto plantados para iniciar a produção.
Paper Excellence já se comprometeu com Mato Grosso do Sul
Há anos a Paper Excellence enfrenta uma guerra judicial com a J&F pelo controle da Eldorado Brasil. O impasse tem travado a duplicação da planta industrial localizada em Três Lagoas, que já tem projeto pronto para ser executado.
A Paper Excellence se comprometeu com o Governo de Mato Grosso do Sul a duplicar a planta da Eldorado, em Três Lagoas, quando a disputa judicial acabar. O projeto da segunda linha de produção da Eldorado está pronto, licenciado em termos ambientais e pago.
Na estimativa do Governo do Estado, em valores atuais, o investimento da Eldorado na duplicação da unidade passaria dos R$ 10 bilhões. A unidade tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano.