Para Longen, construção do CISS em Ribas do Rio do Pardo é “olhar para o futuro”

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, lançou nesta sexta-feira (23/02), as obras do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), em Ribas do Rio Pardo. Segundo ele, o empreendimento “atende às demandas de hoje com um olhar para o futuro”. O investimento é de R$ 58,5 milhões.

Localizado próximo à rodovia BR-262, a unidade contará com 6,1 mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, para oferecer educação básica tecnológica do Sesi e ensino técnico e superior do Senai.

Conforme Longen, a obra demonstra a presença da indústria em Mato Grosso do Sul. “Estamos aqui hoje mostrando a sua magnitude e mostrando mais do que isso, a transferência, além de conhecimento, de riqueza”.

Para o presidente, tanto Sesi quanto Senai vão atender demandas de diversas áreas na região, tanto da indústria como do comércio e agrícola.

Segundo o governador, Eduardo Riedel, o Estado vive um momento importante de crescimento e desenvolvimento. “A qualificação e a educação são fundamentais para fazermos esse atendimento ao vigor de crescimento do Estado. A parceria com o sistema Fiems, através do Sesi e Senai, é um instrumento fundamental para Ribas do Rio Pardo, um dos maiores polos de crescimento da região”.

O presidente da Suzano, Walter Schalka, lembrou que a fábrica instalada na cidade vai transformar a indústria da celulose no mundo e a Fiems ajuda a construir esta história. “Quero agradecer ao Sérgio pelo investimento tão relevante que está fazendo na nossa Ribas, para apoiar a construção da educação que é tão fundamental para nossa região e para o Brasil”, destacou.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, lembra que o empreendimento foi anunciado em 2021 e, prontamente, foi doada uma área pública para a construção. “É inegável a importância. É impressionante o valor de investimentos. Nós teremos aqui o mais moderno Centro de Integrado Sesi Senai do país. Para se ter uma ideia, é um dos maiores investimentos do país também na qualificação dessa mão de obra, seja do ensino Fundamental, seja do ensino Médio e profissionalizante”.

Logo depois do evento de lançamento das obras do CISS, o presidente da Fiems também participou da inauguração da reforma e ampliação da Escola Estadual João Ponce Arruda, também em Ribas do Rio Pardo.

Estrutura

A previsão de conclusão das obras é de 18 meses. O Sesi terá salas de aulas convencionais e temáticas para as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, robótica, matemática e linguagens; uma sala maker; e um laboratório de informática. O modelo segue a proposta pedagógica da Escola Sesi de Referência, criada para inspirar o aluno a se tornar protagonista da sua história por meio do ensino STEAM (Ciência, Tecnologia e Engenharia, Arte, Design e Matemática).

O Senai será composto por salas de aulas e laboratórios para as disciplinas ligadas a informática, química, celulose, automação, elétrica e metrologia. Além disso, serão construídas duas oficinas: automobilística e mecânica; e multiuso da construção.

O Centro Integrado ainda terá um complexo de quadras poliesportivas e parque infantil. Os valores investidos alcançam a casa dos R$ 58,5 milhões, incluindo construção, mobiliário e equipamentos.

Aberta a dependentes de trabalhadores das indústrias e da comunidade local, a Escola Sesi de Ribas do Rio Pardo terá capacidade para atender 850 alunos no ensino fundamental e médio, sendo 500 alunos já no primeiro ano de operação. Já o Senai estima capacidade de atender 1,3 mil estudantes, sendo 330 alunos no primeiro ano.

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia