Home » Paraguai se prepara para receber fábrica de celulose da Paracel

Paraguai se prepara para receber fábrica de celulose da Paracel

A companhia iniciará a construção da primeira fábrica de celulose do país em 2024, com investimento de US$ 4 bilhões

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Com a evolução do projeto de construção da primeira fábrica de celulose da Paracel no Paraguai – que tem previsão de início para 2024 –, o país caminha para se tornar um novo polo na indústria da celulose. O investimento total estimado é de US$ 4 bilhões e deve impulsionar a economia paraguaia, estabelecendo uma nova referência na produção da matéria prima.

Fruto da aliança entre o grupo paraguaio Zapag e o Girindus Investments da Suécia, a Paracel tem o objetivo de consolidar como uma empresa protagonista na indústria de celulose. A companhia possui ativos florestais próprios que abrangem mais de 185 mil hectares de terras e está empenhada em explorar as vantagens da região de Concepción, no Paraguai, para o cultivo de eucaliptos destinados à produção de celulose.

A nova fábrica de celulose da Paracel deverá ter capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. O prazo estimado para conclusão das obras, após seu início é de 28 meses, portanto, espera-se que a nova unidade fabril comece a operar em 2027.

A produção pretende atender à crescente demanda global por produtos de celulose, com destaque para o mercado europeu. As condições climáticas favoráveis da região, incluindo os períodos de chuvas, topografia plana e solos profundos, constituem uma base sólida para o cultivo e colheita de eucaliptos ao longo do ano.

Recentemente, a Paracel anunciou Flavio Deganutti como novo CEO da empresa, seguindo seu compromisso de desenvolver um negócio de celulose de classe mundial. Com uma experiência diversificada, Deganutti promete ser um ativo valioso para a expansão e consolidação da companhia como uma força a ser reconhecida no cenário global.

PARAGUAI COMO UM NOVO CONCORRENTE NA INDÚSTRIA DE CELULOSE

Com a ascensão do Paraguai em se tornar um novo centro produtor de celulose, Mato Grosso do Sul, no Brasil, enfrentará uma concorrência que poderá redefinir o panorama econômico da região. Ainda que o estado brasileiro tenha consolidado sua posição como um dos principais polos de produção de celulose no país, com a produção atual chegando a 5 milhões de toneladas por ano, como a inauguração da fábrica de celulose Paracel no Paraguai apresenta uma nova dinâmica.

O IMPACTO DA NOVA FÁBRICA DE CELULOSE PARAGUAIA

Além de impulsionar  a economia no Paraguai, a Paracel também criará uma nova rota competitiva na produção de celulose. Atualmente, o país se destaca com sua ampla área de florestas de eucalipto, que estão sendo plantadas seguindo um ambicioso cronograma.

A parceria da Paracel com o grupo austríaco Heinzel reforça ainda mais a posição do Paraguai na indústria de papel e celulose. Com o investimento bilionário e a promessa de uma produção robusta de celulose kraft de eucalipto, a companhia está preparada para dar forma a um panorama da indústria de celulose.

Quando a fábrica de celulose da Paracel entrar em operação, em 2027, assumirá papel de destaque na produção mundial de celulose, podendo-se estabelecer como um importante player no mercado.

 

Portal Celulose

Leia também: