Home » ” Paranaiba ” Cavalgada 2023 terá doze comitivas confirmadas e alerta sobre exigências sanitárias

” Paranaiba ” Cavalgada 2023 terá doze comitivas confirmadas e alerta sobre exigências sanitárias

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A 32ª edição da Cavalgada Municipal, que acontecerá no dia 25 de junho, contará com a participação confirmada de doze comitivas, revelou a secretária municipal de Cultura, Débora Queiroz. Durante entrevista à Rádio Difusora, ela destacou o aumento no número de participantes em comparação ao ano anterior, quando nove comitivas desfilaram pelas ruas da cidade. A expectativa é de que milhares de pessoas assistam ao tradicional evento após o fim da pandemia.

Segundo o veterinário Antonio Carlos da Silva, conhecido como Toinzinho, as doze comitivas de Paranaíba e região garantem a presença estimada de 400 cavaleiros e amazonas montados em equinos, bovinos e muares. Durante a entrevista, o médico veterinário Anderson Vilela, responsável técnico pelo evento, orientou os participantes a chegarem mais cedo no local de partida da cavalgada, na Fumaceira, nos altos da Avenida Três Lagoas, para a conferência dos animais e verificação da Guia de Transporte de Animais (GTA), além dos exames de anemia e mormo, necessários para a liberação da guia de retorno. Ele recomendou que as pessoas cheguem entre 4h30 e 5h para que todos sejam liberados até as 7h30.

Anderson enfatizou que o papel do veterinário não se resume apenas à emissão de documentos, mas também inclui a verificação de possíveis maus-tratos aos animais. Neste ano, a guia de retorno dos animais terá o custo de R$ 30 por guia, e ele alertou para a fiscalização rigorosa do Iagro em relação às exigências sanitárias.

A previsão é de que a 32ª Cavalgada saia dos altos da avenida por volta das 8h da manhã, em direção à Praça da República, onde serão instalados o palanque de autoridades e arquibancadas para o público. O percurso seguirá até a Avenida Theodulo Mendes, em direção à Praça do Iacal, no bairro de Lourdes. A secretária de Cultura confirmou a presença da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul neste ano, abrilhantando o evento, bem como a realização da Exposição de Carros Antigos. Ela ressaltou ainda que não será permitida a realização de churrascos na Praça da República, como ocorria em anos anteriores.

 

Foto : Paradadez

bulhoesdigital

Leia também: