Home » Paranaiba em Chamas: Vários brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo

Paranaiba em Chamas: Vários brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Por Márcio Seraguci

Focos de incêndios tomaram conta de áreas em praticamente todas as regiões do município de Paranaíba. Com quase cinco meses sem chuva, a cidade vive uma verdadeira tragédia ambiental deste quinta-feira (22) quando os focos tomaram grandes proporções. Nesta sexta-feira (23) a situação saiu do controle.

Equipes do Corpo de Bombeiros, das usinas Cedro e Arauco e empresários locais, com a ajuda de muitos voluntários, tentam conter as chamas que em algumas regiões saíram do controle. A região mais atingida foi a dos Coqueiros com um incêndio que consumiu um grande número de propriedades rurais. O fogo começou na região da fazenda Parteagro, saiu do controle, passou por várias fazendas, pulou o rio Santana e chegou próximo á área urbana de Paranaíba, próximo ao Ginásio de Esportes e Latasa, que está amanhecendo coberta por uma camada de fumaça e fuligem.

Brigadistas feridos e desesperados com os incêndios
Brigadista ferido nos Coqueiros
Fazendo do Julinho, nos Coqueiros
Ponte da Galileia, nos Coqueiros

 

Nuvem de fumaça e fuligem cobre Paranaíba neste momento (sábado, 5h30)
Fogo iniciado na região dos Coqueiros, que transpôs o rio Santana e seguiu rumo à cidade, por volta das 19 horas de sexta-feira, chegou até às margens da BR-158, área urbana de Paranaíba

Na região do Figueira o fogo também tomou grandes proporções, atingindo pastagens e até residências. A população urbana se mobilizou e ajudou as comunidades rurais para tentar combater os incêndios. Na região das Pedras, na Ponte do Guilhermão e saída da cidade para Inocência o fogo também tomou proporções devastadoras.

Fogo na saída de Paranaíba para Inocência

Por volta das 22 horas desta sexta-feira (23), o Capitão de Sá, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaíba comunicou a imprensa de que estava em Campo Grande mobilizando socorro de outros municípios para operar na cidade. Ele estava ajudando a combater incêndios no Pantanal e teve de retornar para planejar a ações de socorro à Paranaíba.

Segundo De Sá, várias equipes estavam nestas regiões e à noite foram para a área atrás da Latasa, ao lado do Ginásio de Esportes, próximo à BR-158 já quase na área urbana, onde chegou o fogo da região dos Coqueiros.

Do posto de comando da operação no Estado em Campo Grande, montaram uma operação contra incêndio na região de Paranaíba.

Neste horário (22h de sexta-feira) uma equipe de São Gabriel do Oeste já estava trabalhando na região próximo à Inocência.

Uma equipe de Santa Rita do Oeste estava chegando em Paranaíba e indo direto para as regiões que ardiam em chamas.

O prefeito Maycol Queiroz saiu à noite nas lojas da cidade para adquirir equipamentos e emprestou uma caminhonete para montar mais uma equipe.

Um plano de chamada foi acionado e neste sábado, agora de manhã, terá 10 militares em quatro camionetes para montar mais quatro equipes.

Segundo o comando dos bombeiros, tem municípios do Estado que estão numa situação parecida com a de Paranaíba: Coxim, Camapuã e Costa Rica.

Na fazenda do Sebastião Bispo, na região do Martelo, um fio de energia elétrica rompeu e deu início ao incêndio. Cerca de dez tratores e 50 pessoas que chegaram até da cidade e conseguiram combater o fogo.

Fogo na região do Martelo
Jornal Tribuna Livre –

Leia também: