A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Vetores, vem tomando diversas medidas para solucionar o problema das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika no município. A atuação possui diversas frentes de trabalho priorizando pontos críticos como ferro-velho, depósito de lixos recicláveis e outros, que podem acumular água.
No início do mês de março, a equipe do controle de vetores, realizou o “Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti”, com ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito no Bairro Jardim América II, na E.E. Aracilda C.C. da Costa e no Paranaíba Tênis Clube. Na oportunidade, foram realizadas inspeções de vigilância ambiental para a prevenção e controle do Aedes aegypti, bloqueio químico, distribuição de material informativo e orientações.
Nos locais que são considerados críticos, são realizadas visitas periódicas com eliminação mecânica e química desses possíveis criadouros, um exemplo disso é o Paranaíba Tênis Clube, pois o cuidado foi intensificado e quando necessário é utilizado tratamento químico com larvicida Vectobac para eliminar as larvas presentes e bloqueio químico com a finalidade em eliminar o inseto Aedes aegypti na forma adulta.
É muito importante manter a vigilância e realizar ações para proteger a comunidade. Lembre-se de eliminar possíveis criadouros de mosquitos, como água parada em recipientes, e de tomar medidas preventivas, como tampar o reservatório, evitar acúmulo de pneus e garrafas no quintal, remover galhas e folhas das calhas e evite jogar lixo em locais abertos.
DECOM
Heloiza Colodetti
Imagem: Antonio Agostini