Você consegue imaginar uma cena em que acadêmicos de mais de 20 cursos diferentes, de três municípios distintos, trabalhando juntos, com professores, além de todo o corpo técnico de uma universidade e demais parceiros, levam ciência, pesquisa, informação, entretenimento, lazer e serviços para a população de uma localidade? Essa foi a sexta edição do UEMS na Comunidade, maior projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado neste final de semana em Paranaíba, em frente à sede da unidade local, na praça do Espelho d’Água.
Além dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, e pós-graduação em Educação e Direitos Humanos hoje ofertados no município, o UEMS na Comunidade em Paranaíba recebeu os cursos de graduação de Agronomia, Letras, Matemática e Direito, e pós-graduação em Agronomia de Cassilândia. Já da Capital, Campo Grande participaram acadêmicos e professores dos cursos de Medicina, Ciências Biológicas, História, Teatro e Dança e Administração, entre outros.
A abertura, que aconteceu por volta das 15h30 deste sábado, dia 16, começou com a apresentação dos alunos do curso de Dança e Teatro de Campo Grande, e em seguida com a fala das autoridades. O reitor Laércio de Carvalho enfatizou o papel da Universidade Pública, perfeitamente representado neste programa. “Essa é a nossa essência, é isso que a UEMS faz, estar com o povo, na Capital e no interior, avançando com estudo, pesquisa e extensão que é o que transforma a vida”.
O reitor ainda acrescentou o quanto as parcerias foram fundamentais. “A edição de Paranaíba superou as expectativas, com certeza foi uma das maiores e isso se deve a união de esforços da UEMS e todos os seus parceiros como o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, a prefeitura de Paranaíba na pessoa do Prefeito Maycol Queiroz ”, concluiu.
A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) profa. Dra. Erika Kaneta Ferri destacou a oportunidade de interação entre a comunidade acadêmica e a população. “O nosso objetivo vai além da oferta de serviços, queremos a integração, e aqui em Paranaíba esse objetivo foi alcançado”.
A coordenadora do Programa, profª Dra. Suzana Neves Moreira explicou que todo o aprendizado adquirido com as edições anteriores permitiu que em Paranaíba fossem ofertadas mais de trinta ações diferentes como jogos cooperativos, oficinas, exposições, recreações, ações de promoção e prevenção a diabetes e hipertensão arterial, além é claro dos serviços ofertados por entidades parceiras. “ Tivemos a participação da Secretaria Municipal de Saúde com vacinação e distribuição de repelentes, da Polícia Civil com a emissão da primeira via de RG e encaminhamentos para segunda via, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com orientações jurídicas, entre outras”.
Já a gerente da Unidade de Paranaíba, prof. Sheila Aparecida Villa Rosa da Silva falou de sua satisfação em receber esta edição do UEMS na Comunidade. “Trabalhamos muito, nossa equipe técnica, professores, alunos, e preparamos tudo com muito carinho para que esta seja uma das maiores e melhores edições deste tão importante Programa da UEMS”, concluiu a gerente.
Cursos de Cassilândia marcaram presença
Coordenação e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PGAC), área de concentração em “Sustentabilidade na Agricultura”, Stricto Sensu, em Nível de Mestrado, UEMS/Cassilândia-MS, participaram com a apresentação de mudas de hortaliças em diferentes substratos, mudas frutíferas em bancadas coloridas e bomba de irrigação. Também foram distribuídas laranjas para a comunidade. Estiveram presentes na ação o Coordenador do Mestrado de Cassilândia, prof. dr. Edilson Costa, e os docentes: Prof. Dr. Cássio de Castro Seron, Profª. Drª. Fernanda Cristina Silva Ribeiro, Prof. Dr. Murilo Battistuzzi Martins, Prof. Dr. Sérgio Roberto Rodrigues e o Prof. Dr. Wellingthon da Silva Guimarães Júnnyor. “É uma excelente oportunidade para mostrarmos o trabalho que estamos desenvolvendo em Cassilândia e as possibilidades disponíveis para a população”, acrescenta o prof. Dr. Wellingthon, coordenador do curso de Agronomia da UEMS/Cassilândia.
O coordenador do Curso de Letras, também de Cassilândia, Carlos Alberto Turati destacou algumas das atividades levadas para esta edição. “Além de divulgar as características do cursos estamos oferecendo um “Aulão de Redação”, uma oficina de estratégias de leitura do gênero HQS e uma atividade de conscientização do inglês como língua franca.
O UEMS na Comunidade já passou pelos municípios de Jardim, pela Aldeia Jaguapiru em Dourados, Maracaju e Amambai. E a próxima edição já está agendada para o próximo mês de novembro em Campo Grande, na Unidade da UEMS nas Moreninhas.