Home » Parlamento celebra o Dia da Educação Superior com homenagens

Parlamento celebra o Dia da Educação Superior com homenagens

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Data anexa ao Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual da Educação Superior, estabelecido pela Lei 5.040/2017, foi comemorado nesta tarde de segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposto pelos deputados estaduais Junior Mochi (MDB) e Professor Rinaldo Modesto (Podemos), em conjunto com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), professor doutor Laércio Alves de Carvalho, a sessão solene homenageou professores, pesquisadores e demais profissionais do meio acadêmico que contribuem para a valorização e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Para abertura da solenidade, o hino do Estado de Mato Grosso do Sul foi cantado pela soprano Alice Cunha, acompanhada pelo maestro Nilo Cunha. O Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa apresentou as músicas Cuitelinho, de Domínio Público e Pé de Cedro, de autoria de Zacarias Mourão.

O deputado Junior Mochi, um dos proponentes do evento e autor da Lei 5.040/2017, enfatizou a relevância do Ensino Superior para a construção do futuro do Estado. “Através desta proposição de minha autoria lá no passado, reverenciamos as instituições de ensino superior e aqueles que fizeram com que estas instituições se fortalecessem, desde os diretores, os reitores e também os professores que estão contribuindo para que o ensino universitário de Mato Grosso do Sul tenha a qualidade que tem. Somos um estado cuja matriz econômica está fortemente ligada às atividades agropecuárias. E nesse sentido, o conhecimento, a ciência, a tecnologia e inovação foram responsáveis pelos avanços que tivemos até aqui e desempenham papel crucial em nosso futuro. São esses pilares que impulsionam os aprimoramentos nas técnicas agropecuárias, tornando nossa produção mais eficiente e sustentável, alinhando as demandas de um mundo em constante evolução. Mesmo em nosso estado movido pelo agro, o papel da educação superior não se limita apenas ao campo. Ao fomentar a pesquisa e o desenvolvimento em diversas áreas do saber, estamos criando um ambiente propício para a diversificação econômica”, enaltece.

O parlamentar, que é presidente da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa de Leis, destaca o alinhamento entre o Legislativo e as instituições de Ensino Superior. “Não há como você discutir hoje qualquer que seja a melhoria nas políticas públicas, se não for através da tecnologia, se não for através da inovação. Isso faz parte do nosso cotidiano. É um tema que perpassa a todas as áreas do conhecimento e humanas. E a Assembleia Legislativa, cria então, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação justamente para poder estar sintonizada com as instituições de Ensino Superior do Estado e com toda a produção do conhecimento científico existente no país e no mundo, para fazer com que o Mato Grosso do Sul esteja na vanguarda em relação a este tema”, ressalta Junior Mochi.

Em suas palavras, o professor doutor Laércio Alves de Carvalho, evidencia que a educação de Mato Grosso do Sul está fortalecida com a data. “Nós, enquanto reitores e reitoras, e representando todas as instituições de Ensino Superior, queremos enfatizar os esforços em prol da educação de Mato Grosso do Sul. Então esse dia é mais do que homenagens, pois mostramos para a população que a educação sai fortalecida e que cada um dentro das suas instituições vem cumprindo o seu papel de ter um Estado cada vez mais avançado, e que isso só é possível com uma educação forte e qualificada”, elencou.

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que representou a família do ex-governador Pedro Pedrossian – nome gravado na comenda -, salientou que seu avô era um grande entusiasta e que ousou sonhar com uma universiade grande à altura do Mato Grosso do Sul. “Estou falando do meu vovô Pedro, mas que todos lembram do engenheiro e governador Pedro Pedrossian. No início do século passado ousava um futuro promissor para Mato Grosso e sonhava um destino diferente para Mato Grosso do Sul. É dele o sonho de três universidades no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Quando alguém me pergunta, o que meu avô fez, eu digo com toda certeza, qu ele fez universidade, o resto é resto. Que nós possamos a partir desta sessão especial, que comemora essa data, utilizar esse momento como instrumento de reflexão: Qual é a universidade que nós queremos para o futuro? Qual o seu papel como instrumento transformador na sociedade? Como fazemos para as universidades continuarem crescendo e gerando conhecimento?”, discursou Pedrossian Neto.

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, que é presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo, participou de forma remota, parabenizando a todos os homenageados. “Infelizmente não pude estar com vocês devido a uma agenda externa, mas é com muita alegria que prestamos essa homenagem as pessoas que comprometidas com a classe acadêmica e consequentemente com o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul”, expressou o parlamentar.

Homenageados

Durante o evento, foi outorgada a Comenda Pedro Pedrossian e a Medalha Darcy Ribeiro, instituídas pela Resolução 19/2008 (publicada na página 2 do Diário Oficial do Poder Legislativo). As honrarias são destinadas àqueles que contribuíram para a multiplicação do conhecimento e do avanço de Mato Grosso do Sul. A Comenda Pedro Pedrossian foi entregue ao professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, Mário Amaral Rodrigues, Dulce Maria Tristão, professora doutora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Janete Lara Silva e Eva Elise Domingos dos Santos Bumlai. E a Medalha Darcy Ribeiro foi entregue à professora doutora Paula Felippe Martinez, professora doutora Dirce Nei Teixeira De Freitas, Grazieli Suszek, Jucelino Pereira Renovato, professor doutor Hemerson Pistori, Jucelino Pereira Renovato, professora doutora Hemerson Pistori e Pedro Chaves Dos Santos Filho.

Em nome dos homenageados, o professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, que recebeu a Comenda Pedro Pedrossian, pontuou a importância da homenagem à educação superior e relembrou os desafios em tempos de pandemia e a ampliação dos índices de escolaridade. “É um momento especial estar aqui na tribuna e poder participar do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado. O momento que ficou marcado na minha memória foi justamente a história que o deputado Pedrossian Neto contou”, apontou. Ele comentou sobre a construção de um novo cenário da educação. “Num período que se observa a chamada Quarta Revolução Industrial, estamos marcados por uma automação acelerada e pelos avanços da inteligência artificial. A partir do que aprendemos em tempos de pandemia, aprendemos muito, tivemos muitas dificuldades, poderemos avançar com o apoio da tecnologia, dos achados científicos, do desenvolvimento não só das competências básicas, mas também das competências do século XXI para os nossos alunos e mestres, para assegurar que o país possa promover um desenvolvimento inclusivo. Temos a convicção de que o desenvolvimento requer cada vez mais ampliação dos índices de escolaridade, das necessidades de desenvolvimento do país, e consequentemente, um novo perfil do que a demanda exige”, proferiu o professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa.

Pedro Chaves dos Santos Filho, homenageado com a Medalha Darcy Ribeiro, disse que está honrado e grato em receber a honraria e contou sobre a história de luta de Darcy Ribeiro pela educação. “Essa medalha representa não apenas um gesto de reconhecimento individual, mas também o reconhecimento coletivo do trabalho árduo, dedicação e contribuição que cada um de nós temos oferecidos em nossas respectivas áreas de atuação. Darcy ribeiro dedicou a vida pela valorização da educação, foi um visionário e defensor incansável da diversidade cultural e um grande influenciador no campo da tecnologia e educação”, relembrou Pedro Chaves dos Santos Filho.

Posse do CRIE-MS e Concessão de bolsas

Durante a solenidade foram empossados os novos integrantes da diretoria do CRIE-MS para o biênio 2023-2024. O presidente do Conselho, reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Jones Dari Goettert; e o vice-presidente do Conselho, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor doutor Marcelo Augusto Santos Turine, assinaram o termo de posse. “É uma alegria estarmos aqui novamente, neste espaço de construção, que é também o nosso Estado”, disse o recém empossado presidente do CRIE-MS, professor doutor Jones Dari Goettert. Ele também expressou a importância da criação do CRIE-MS e relembrou a trajetória do ex governador Pedro Pedrossian. “A memória tem um papel fundamental, de fazer com que nós reencontremos com aquelas e aqueles que um dia fizeram parte da nossa vida”, colocou.

Em seguida foi realizada a assinatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundect. A proposta concederá bolsas aos estudantes de graduação integrados na pesquisa científica e tecnológica nas instituições de educação superior associadas ao CRIE-MS. A Fundect lançou a Chamada Especial Fundect 07/2023 – PIBIC para apoiar a política de iniciação científica e tecnológica desenvolvida nas instituições de ensino. Conforme a Fundação, o recurso destinado é de R$ 5,04 milhões correspondentes à concessão de 600 bolsas na modalidade de Iniciação Científica para estudantes de graduação.

Além dos deputados Junior Mochi e Pedrossian Neto, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e da Tecnologia de MS (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, representando o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, pelo reitor da UEMS e presidente do CRIE-MS, professor doutor Laércio Alves de Carvalho, e pelo reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor doutor Jones Dari Goettert.

 

Por: Aline Kraemer   Foto: Wagner Guimarães

al.ms.gov.br

Leia também: