Mato Grosso do Sul, com um rebanho de 17,7 milhões de cabeças de gado, está investindo fortemente em melhoramento genético para aumentar a produtividade e a qualidade da carne produzida no estado. O setor pecuário é um pilar da economia local, responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossenses, sendo o terceiro maior produto da balança comercial, superado apenas pela soja e produtos florestais.
Na noite de quarta-feira (5), Campo Grande sediou a abertura do Encontro Técnico – Central de Avaliação de Reprodutores Nelore (C.A.R.N.E), promovido pela Nelore IPB. Durante o evento, o governador Eduardo Riedel ressaltou a importância do parque produtivo e industrial do estado.
“Mato Grosso do Sul não é apenas um grande produtor em volume, mas também em qualidade, oferecendo uma das melhores carnes do Brasil. Nosso parque industrial diversificado atende a diferentes nichos de mercado, tanto para exportação quanto para o mercado interno e premium. Alcançamos um estágio de qualidade e de mercado que é extremamente importante para toda a cadeia produtiva. Encontros técnicos como este são essenciais para fomentar e divulgar o que há de melhor em termos de genética, tecnologia de produção e discussões de mercado”, destacou o governador.
Riedel também apontou que o cenário atual oferece grandes oportunidades para aumentar a produtividade do uso do solo e explorar novos mercados externos, além de promover uma produção sustentável. “A agropecuária é uma atividade que captura carbono”, comentou.
Ulysses Serra Neto, proprietário da Nelore IPB, iniciou a cerimônia destacando a transformação que a Embrapa trouxe ao setor através do Programa Embrapa Geneplus. “Existe uma pecuária antes da Embrapa e outra após a criação da empresa”, afirmou.
O evento, que faz parte da Semana Genética MS 2024, continua até sábado (8) com uma programação diversificada, incluindo casos de sucesso em melhoramento genético, leilões de bovinos e palestras.
https://www.pixnewsms.com.br/