Por Roberto Chamorro
Duas pesquisas divulgadas nesta semana indicam a reeleição de Maycol Queiroz para a Prefeitura de Paranaíba. Na quarta-feira (02), a pesquisa encomendada pela rádio Difusora e realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado IPR entre os dias 27 e 30 de setembro em Paranaíba aponta para a vitória de Maycol Queiroz como prefeito com 75,11% dos votos válidos. A pesquisa está registrada no TSE MS sob o Nº 01125/2024. A margem de erro é de 5,6% para mais ou para menos.
Nesta sexta-feira (04), o Instituto Ranking Brasil Inteligência divulgou a segunda e ultima pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº 47259902000100 e foi realizado no período de 28 de setembro a 02 de outubro, junto a 500 moradores da cidade, com idade acima de 16 anos.
Na pesquisa espontânea, a liderança é do atual prefeito Maycol, com 55% das intenções de votos, sendo que na anterior, realizada em agosto, o percentual foi 40%, seguido bem de longe por Robson, com 15%, sendo que na anterior o percentual foi 10%.
Mais atrás aparecem a Professora Elenita, com 0,6%, sendo que na anterior o percentual foi 0,6%, e Márgila Leal, com 0,4%, sendo que na anterior o percentual foi 0,2%. Ouve significativa redução no número de entrevistados considerados indecisos.
Na coleta anterior o percentual foi de 47,8%, agora são 29% dos entrevistados que responderam que não sabem ou não responderam.
Estimulada
No levantamento estimulado, Maycol mantém a liderança, com 67%, sendo que no anterior o percentual foi 64,4%, seguido bem de longe por Robson, com 19%, sendo que no anterior o percentual foi 18%.
Depois aparecem a Professora Elenita, com 1,2%, sendo que no anterior o percentual foi 1%, e Márgila Leal, com 0,8%, sendo que no anterior o percentual foi 0,6%, enquanto 12% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 16%.
Votos válidos
O Instituto Ranking Brasil Inteligência também fez a pesquisa estimulada apenas com votos válidos, ou seja, quando são excluídos os votos brancos, nulos, indecisos, não sabem ou não responderam, sendo assim que o TSE divulga o resultado final de uma eleição. Com apenas os votos válidos, Maycol cresce ainda mais na liderança, com 76%, seguido por Robson, com 21,6%, Professora Elenita, com 1,4%, e Márgila Leal, com 1%.
Rejeição estimulada
No quesito rejeição estimulada, Márgila Leal está na frente, com 16%, sendo que no levantamento anterior o percentual foi 14%, seguida por Robson, com 12%, sendo que no anterior o percentual foi 10,4%.
Depois aparecem Maycol, com 9%, sendo que no anterior o percentual foi 8,6%, e Professora Elenita, com 8%, sendo que no anterior o percentual foi 6%, enquanto 55% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 61%.
blogdobolsao.com.br