Piloto verificava condições de navegabilidade de aeronave experimental antes de queda em MS

Por Thatiana Melo

O piloto Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, que estava na aeronave experimental Paradise prefixo PU ICL, estaria verificando as condições de navegabilidade, segundo a delegada do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), Ana Cláudia Medina.

De acordo com a delegada, ainda é cedo para apontar as causas da queda. “Estamos levantando tudo e analisando. Precisamos analisar todo o contexto e também executar outras diligências”, disse Medina. Morreram no acidente, o piloto paraguaio Carlos Antônio Gomes Ortiz, de 31 anos, e o funcionário de uma fazenda, Elison de Jesus Martines, de 40 anos.

A queda do avião experimental aconteceu em Costa Rica, a 384 quilômetros de Campo Grande, no sábado (31). O avião voou cerca de 40 minutos na área e acabou caindo. As equipes esperavam as peças do avião esfriarem para começarem os trabalhos de perícia.

Conforme relatos, antes da tragédia, o piloto havia tentado pousar o avião. No entanto, acabou arremetendo. Minutos depois da manobra, testemunhas afirmam que o condutor perdeu o comando e acabou caindo.

Imagens feitas de momentos após a queda mostram a aeronave em chamas, em meio ao pasto de uma propriedade rural às margens da MS-153. A fumaça que saiu do local pôde ser vista a quilômetros de distância.

O que é uma aeronave experimental

Aeronave experimental é um termo que se refere a aeronaves que não estão certificadas para uso regular, seja civil ou militar. Elas são utilizadas para pesquisas sobre comportamento de voo e para experimentação de novas tecnologias aeroespaciais.

Algumas características das aeronaves experimentais são:

  • Não passam por processos de homologação detalhados pelo Estado.
  • Podem ser construídas a partir de projetos próprios, kits pré-fabricados ou plantas de engenheiros aeronáuticos.
  • Podem ser compradas em kits e montadas pelos proprietários.

São aprovadas para operações VFR diurnas, mas é possível solicitar e aprovar outros tipos de operação, mediante aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A aviação experimental é um ramo do aerodesporto que abrange aeronaves que não passaram por processos de homologação detalhados pelo Estado.

Foto: MS Todo Dia

midiamax.uol.com.br

Notícias relacionadas

Policia Militar, através do 13º Batalhão, inicia Operação Força Total nas cidades de Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado

Governo do Estado e IFMS aproximam áreas prioritárias da educação pública para beneficiar estudantes de MS

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal