Piracema: mais de 5 mil pescadores devem solicitar seguro-defeso em outubro

Por Kamila Alcântara

Os pescadores profissionais precisam ficar atentos ao prazo para solicitar o “seguro-defeso” do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e receber um salário mínimo durante a piracema. A estimativa é que 5,3 mil trabalhadores tenham direito ao benefício em Mato Grosso do Sul.

O período para solicitação é aberto 30 dias antes do início do defeso que começa no dia 1º de outubro e pode ser feito atéo fim, no dia 31 de janeiro.

O SDPA (Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal) atende os profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O pescador que nunca recebeu o benefício poderá solicitá-lo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para ter direito ao benefício, o pescador deve depender exclusivamente da pesca como principal fonte de renda e estar registrado no Ministério da Pesca há pelo menos um ano.

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério em novembro do ano passado, o Estado tem 5.360 pescadores, sendo que 2.202 são mulheres, o que representa 41%.

Não é permitido receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou outros benefícios previdenciários, exceto auxílio-acidente e pensão por morte, limitada a um salário-mínimo.

Pescador joga rede no rio (Foto: Divulgação INSS)

CAMPO GRANDE NEWS

Notícias relacionadas

Cassilândia atinge 200 inscritos na 1ª Corrida do Trabalhador em menos de 12h

Prefeitura de Selvíria irá cadastrar interessados em participar da Feira Livre

Tempo no domingo será de nebulosidade e pancadas de chuvas em MS