A Cultura em Aparecida do Taboado emergiu como um pilar crucial na gestão do prefeito José Natan, marcando um período de três anos que testemunhou o renascimento de eventos marcantes e o ressurgimento de tradições culturais esquecidas pelo poder público.
O APT FOLIA foi um sucesso notável da Administração Municipal, resgatando uma tradição antiga ao trazer de volta a festa carnavalesca, ausente no município por sete anos deixando um vazio cultural que a alegria preencheu.
A Cavalgada do Taboadão foi mais um êxito absoluto, consolidando-se como uma das melhores e mais bem organizadas edições do evento, graças ao apoio total do Governo Municipal e à realização da APAE, revivendo uma das práticas mais tradicionais do município que atrai turistas de diversos locais, conectando-se às nossas raízes sertanejas e caipiras.
O prefeito José Natan e seu vice Tenente Ávila inovaram ao promover duas edições do evento ‘Nosso Natal’, não apenas difundindo o espírito natalino, mas também oferecendo uma plataforma para artistas locais que se apresentam na Praça da Matriz, movimento a economia do comércio local. O evento integrou peças teatrais, shows e momentos de louvor, encantando a população aparecidense que já não tinha um momento como este na cidade há muitos anos.
Destacam-se também duas edições notáveis do evento ‘Ano Novo é Aqui’, que, em 2022, contou com quatro noites de shows, praça da alimentação e um parque gratuito para as crianças. Uma estrutura grandiosa foi montada pela Prefeitura no recinto da Festa do Peão.
Outro evento tradicional que foi remodelado foi a Festa das Nações, que passou a ser realizada no Recinto da Festa do Peão e contar com a participação de artistas de renome nacional e local, elevando o evento a uma grandiosa referência regional e atraindo todas as noites um numeroso público.
Com o apoio da Secretaria de Governo, a Cultura promoveu, por duas vezes (2022 e 2023), o tão querido Desfile Cívico. Essa tradição, esquecida por 15 anos desde 2007, foi resgatada, proporcionando um momento histórico que reacendeu boas memórias para os mais experientes e deixou uma marca significativa nas novas gerações.
Para valorizar ainda mais a classe artística, o Governo de José Natan instituiu a Lei Artistas da Nossa Terra, um instrumento que beneficia e incentiva a classe artística e cultural por meio de editais culturais. Essa iniciativa, que já alocou recursos próprios e da Lei Aldir Blanc, busca fortalecer e valorizar os talentos locais, consolidando o compromisso com a diversidade cultural.
Outra conquista notável é a realização da Feira Cultural, agora em sua 5ª edição, que enriquece todas as sextas-feiras a Feira do Produtor “Augusto Carvalho”. Essa iniciativa não apenas impulsiona a economia local, mas também promove a cultura de maneira acessível, envolvendo a comunidade e proporcionando um espaço para artistas e personalidades locais exibindo seu trabalho.
A cultura se estende ainda à realização de cursos profissionalizantes nas áreas de cerâmica, bordado, fotografia, teatro e tantas outras expressões artísticas.
A gestão do prefeito José Natan e Tenente Ávila em Aparecida do Taboado tem se destacado pela valorização da cultura, resgate de tradições, promoção de eventos de grande porte e apoio contínuo à classe artística e cultural. Essas ações não apenas enriquecem a vida cultural da cidade, mas também fortalecem o senso de comunidade e orgulho entre os cidadãos aparecidenses.
Maria Lúcia Fernandes