Praças revitalizadas resgatam parte da história de Paranaíba

Por Roberto Chamorro

A solenidade de inauguração da praça João Rodrigues de Mello, mais conhecida como praça do Kézio foi marcada pela presença de grande número de pessoas que curtiram o novo lugar totalmente revitalizado.

O novo logradouro público foi projetado para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e acessível e conta com áreas de descanso, espaços de atividade para as crianças, além de iluminação moderna e paisagismo agradável, tornando-se um local ideal para momentos de lazer e integração comum.

A administração municipal gastou R$ quase 400 mil em recursos próprios e devolveu a população um espaço com ligações históricas na cidade.

A cerimônia foi acompanhada pelos familiares dos dois homenageados, por vereadores, secretários municipais e pelo vice-prefeito José Barbosa Barros. O prefeito Maycol Queiroz não participou do evento, por estar em viagem, justificou a assessoria.

Ao usar a palavra, o vice prefeito salientou que a praça é merecida para toda vizinhança, um espaço de paz e alegria para as pessoas que vão frequentar o local. “As famílias que vem aqui frequentar, vão lembrar que aqui não é só uma praça, mas um ponto histórico de Paranaíba, porque lembra várias situações que a cidade tem aqui como a Pensão Santos Reis e o seu Kézio”, enumerou Barbosinha.

“A praça ficou muito bonita porque o trabalho foi feito com carinho. É uma praça histórica, nós temos de lado o Zé Paulo que veio de uma família que era da Pensão Santos Reis, ponto histórico de Paranaíba, temos aqui a família Ferreira , mas o que todo mundo em Paranaíba lembra é daqui como a praça do seu Kézio, pessoa que deixou legado para a cidade, criando um dos melhores mercados que a cidade teve na época e que hoje é referência na cidade”, acentuou o vice-prefeito.

A presidente da Câmara Municipal, Wanice Luciana de Oliveira afirmou que a praça será muito útil para a população. “Deixa a cidade mais bonita e as pessoas tem onde ficar. Espero que a população aproveite e ajude preservar”.

O secretário de governo, Deoclécio Ferreira de Souza, o Juninho do Kézio  apontou a transformação que a cidade está sofrendo com atual administração municipal e avisou que a população pode esperar muito mais. Ele citou que em breve serão iniciadas as obras de canalização do córrego Fazendinha, além da pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas.

Juninho do Kézio destacou ainda a oferta de empregos disponíveis, informando a intenção de um empreendimento ligado a energia solar buscar currículos na cidade. “Vão precisar de mais de mil pessoas em abril”, revelou.

O secretário de Obras, Longuinho de Oliveira lembrou que a praça estava sendo revitalizada depois de 46 anos e faz parte do processo de transformação da cidade. “No futuro estaremos entregando muito mais”, disse ele ao mencionar os trabalhos de revitalização na praça do Carnaíba e a construção do prédio da secretaria de saúde.

Longuinho confirmou que está sendo preparado o início das obras de canalização do córrego Fazendinha, uma vez que foi definida a empresa vencedora da licitação. Ele também reafirmou que toda a cidade será recapeada com recursos do governo estadual.

Durante a semana, a Prefeitura Municipal concluiu a reforma da Praça do Lions, entregando à população um espaço renovado e mais acessível para o lazer e a convivência. As melhorias incluem nova calçada, instalação de bancos, revitalização da iluminação pública e paisagismo, garantindo mais segurança e conforto para os frequentadores.

Busto

Em um dos extremos da praça, foi descerrada a placa em homenagem a João Rodrigues de Mello, nascido em 1904 em Paranaíba, onde viveu, fincou raízes participando ativamente das atividades municipais.

Em outro extremo foi descerrado o busto em bronze de Deoclécio Ferreira de Souza, conhecido carinhosamente como Senhor Kézio.

Um dos seus filho, Deoclécio Junior,  atual secretário de governo do município, não escondeu a emoção de lembrar de seu pai, contando caso onde seu pai ensina como cada um faz sua parte, “sempre com o coração bondoso, nunca vi ele com a cara ruim”, conta o filho.

“Quando era menino dando os primeiros passos de bicicleta  lembro que essa rua era ponto de secagem da produção da lavoura , porque tinha asfalto” lembra Juninho. O descerramento do busto foi acompanhado por toda família, esposa, filhas e netos.

blogdobolsao.com.br

Notícias relacionadas

Previsão indica chuvas, mas calorão não dá trégua em MS nesta segunda-feira

Proibição de pesca por cinco anos em MS é ‘rasa’ mas projeto pode virar

Rota Bioceânica: projeto avança e já muda integração entre países sul-americanos