Prazo termina com mais de 97% dos rebanhos cadastrados em MS

O prazo para a Atualização Cadastral e Declaração Semestral de Rebanhos em Mato Grosso do Sul terminou na sexta-feira (30) com a adesão de quase todos os produtores. No Pantanal, 97,81% dos rebanhos foram declarados e, no Planalto, o índice foi de 97,99%.

A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e de outros animais como galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.

Quem não realizou a Atualização Cadastral e a Declaração Semestral de Rebanhos dentro do prazo estabelecido pode ter a propriedade bloqueada e sofrerá a suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal para o trânsito de animais. Além disso, estará sujeito a aplicação de penalidades previstas em legislação.

O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, destacou a importância da declaração. “Se não for feito, vai receber multa que é de 100 Uferms, que hoje corresponde a R$ 4,8 mil. Contamos com o produtor rural para a liberação do Estado de Mato Grosso do Sul para caminhar para o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação”, disse.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

Notícias relacionadas

Policia Militar, através do 13º Batalhão, inicia Operação Força Total nas cidades de Paranaíba, Inocência, Cassilândia e Aparecida do Taboado

Governo do Estado e IFMS aproximam áreas prioritárias da educação pública para beneficiar estudantes de MS

Embratur, Sebrae e Fundtur MS levam jornalistas do Reino Unido e da Irlanda ao Pantanal