Pré-candidata a prefeita de Aparecida do Taboado tem contas irregulares e pode ser inelegível

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta segunda-feira, a relação dos agentes políticos que tiveram contas reprovadas pela côrte e que podem, portanto, ficarem inelegíveis

A relação inclui agentes políticos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, com imputação de débito e por decisão irrecorrível do TCE.

Também há casos das contas de governo (Balanço-Geral), cujo julgamento já ocorreu pelo respectivo Poder Legislativo e o Decreto regularmente enviado ao este Tribunal.

Na divulgação, o TCE pondera que “não cabe ao Tribunal de Contas a tarefa de declarar a inelegibilidade dos gestores que figuram na relação encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo a matéria afeta à competência da Justiça Eleitoral, conforme dispõe o artigo 2º, da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990”.

A relação inclui agentes políticos da Capital e interior, incluindo os ex-prefeitos de Campo Grande, Alcides Bernal e Gilmar Olarte, e pré-candidatos da atual eleição, como o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que é ex-prefeitos de Terenos e tentará ser prefeito da Capital na eleição deste ano.

Beto Pereira entrou na relação de agentes políticos com contas julgadas irregulares, com imputação de débitos. Segundo o TCE, no caso de Beto, são três contas transitadas em julgado em 2016, 2018 e 2023, todas transitada em julgado.

Também estão na lista, Dautro Friuza, ex-prefeito de Sidrolândia; Ludimar Novais, ex-prefeito de Ponta Porã; Eronildo Junior, ex-prefeito de Fátima do Sul; José Roberto Arcoverde, de Iguatemi, Aparecida Sirley Casachi Bernardes de melo, de Aparecida do Taboado entre outros.

 

Acesse a lista completa neste link.

 

INVESTIGAMS

WENDELL REIS

 

Notícias relacionadas

Brasileiro Cássio Dias campeão mundial da PBR quebra o fêmur e está fora da competição

TCE-MS recebe estudantes e servidores da Câmara de Aparecida do Taboado

Mosca da Cana em Costa Rica está atacando e levando a morte várias cabeças de Gado