O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, irá a Brasília para discutir o traçado da ferrovia que passará pelo Município e que será construída pela Eldorado Brasil.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 22 de outubro, durante reunião técnica realizada na Câmara de Selvíria, entre representantes da empresa Eldorado Brasil, lideranças, proprietários rurais e moradores, para apresentação do projeto da ferrovia.
O chamado “ramal ferroviário da Eldorado”, que ligará a fábrica de celulose até a malha viária de Aparecida do Taboado, terá 89 quilômetros de extensão, 45% deste total passando por Selvíria.
De acordo com o projeto apresentado pela empresa, em Selvíria a ferrovia passaria, em grande parte, por propriedades rurais.
Traçado
Na reunião, a discussão ficou centrada, principalmente, no traçado. O prefeito José Fernando, por exemplo, questionou porque a ferrovia não será construída à direita da BR 158, passando por dentro da Fazenda UNESP. “Nosso objetivo é que a obra impacte o Município o menos possível. Selvíria é um Município jovem e crescerá para onde está prevista a construção da ferrovia. Porque não construí-la onde está a Fazenda da UNESP?”, disse o prefeito.
Representantes da empresa explicaram que a ferrovia é uma concessão do Governo Federal. Inicialmente, o traçado proposto pela empresa passaria pelo Fazenda da UNESP. Mas, após a apresentação do projeto, o Ministério da Infraestrutura e o DNIT mudaram o traçado definiram que a ferrovia deveria passar pelo lado esquerdo.
Diante disso, o prefeito José Fernando disse que irá a Brasília discutir com os órgãos responsáveis o traçado da ferrovia.
Por: ASSECOM