Home » Presidente da Assembleia, Gerson Claro pauta cinco projetos para sessão de hoje

Presidente da Assembleia, Gerson Claro pauta cinco projetos para sessão de hoje

Há uma proposta em redação final, uma em segunda discussão e as demais estão pautadas para primeira discussão.

por Nathally Martins da Silva Bulhões

O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Gerson Claro (PP), pautou cinco projetos de lei para apreciação na sessão ordinária desta quinta-feira, a última desta semana.

Há uma proposta em redação final, uma em segunda discussão e as demais estão pautadas para primeira discussão.

A sessão é transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Casa e pode ser acompanhada presencialmente.

Está prevista a votação da redação final do Projeto de Lei 167/2022. De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), a proposta foi aprovada em segunda discussão na sessão de ontem (3) e, como sofreu uma emenda substitutiva integral, volta ao plenário para ser votado o texto final. A proposição inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Em segunda discussão, está previsto o Projeto de Resolução 04/2023, que altera o Regimento Interno da Alems (Resolução 65/2008). A proposta é da Mesa Diretora com coautorias de alguns parlamentares. A mudança visa à possibilidade de participação remota de deputados às deliberações e votações da Casa de Leis, “preservando, todavia, a regra ordinária da presença física para os debates e discussões próprias do parlamento”.

Em primeira discussão, está pautado o Projeto de Lei 76/2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A matéria dispõe sobre a promoção da educação, prevenção e combate das fake news. Entre outras ações previstas, está a capacitação de professores sobre o tema para que seja possível a integração pedagógica com os conteúdos transversais relacionados à cidadania, direitos humanos e novas tecnologias.

Outras duas propostas estão na pauta para primeira discussão. Uma delas é o Projeto de Lei 59/2023, do deputado Rafael Tavares (PRTB), que “estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Estado”.

A outra é o Projeto de Lei 85/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que trata “sobre a obrigatoriedade de assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico”.

 

Presidente Gerson Claro (PP) conversa com Lídio Lopes (Patri) (Foto: Alems)

conjunturaonline

Leia também: