Presidente da Assembleia, Gerson Claro pauta cinco projetos para sessão de hoje

O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Gerson Claro (PP), pautou cinco projetos de lei para apreciação na sessão ordinária desta quinta-feira, a última desta semana.

Há uma proposta em redação final, uma em segunda discussão e as demais estão pautadas para primeira discussão.

A sessão é transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Casa e pode ser acompanhada presencialmente.

Está prevista a votação da redação final do Projeto de Lei 167/2022. De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), a proposta foi aprovada em segunda discussão na sessão de ontem (3) e, como sofreu uma emenda substitutiva integral, volta ao plenário para ser votado o texto final. A proposição inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Em segunda discussão, está previsto o Projeto de Resolução 04/2023, que altera o Regimento Interno da Alems (Resolução 65/2008). A proposta é da Mesa Diretora com coautorias de alguns parlamentares. A mudança visa à possibilidade de participação remota de deputados às deliberações e votações da Casa de Leis, “preservando, todavia, a regra ordinária da presença física para os debates e discussões próprias do parlamento”.

Em primeira discussão, está pautado o Projeto de Lei 76/2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A matéria dispõe sobre a promoção da educação, prevenção e combate das fake news. Entre outras ações previstas, está a capacitação de professores sobre o tema para que seja possível a integração pedagógica com os conteúdos transversais relacionados à cidadania, direitos humanos e novas tecnologias.

Outras duas propostas estão na pauta para primeira discussão. Uma delas é o Projeto de Lei 59/2023, do deputado Rafael Tavares (PRTB), que “estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Estado”.

A outra é o Projeto de Lei 85/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que trata “sobre a obrigatoriedade de assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico”.

 

Presidente Gerson Claro (PP) conversa com Lídio Lopes (Patri) (Foto: Alems)

conjunturaonline

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia