Home » Presidente da Assomasul assume papel no Conselho da Federação

Presidente da Assomasul assume papel no Conselho da Federação

por Nathally Martins da Silva Bulhões

O Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, foi nomeado nesta quarta-feira, 25 de outubro, como Membro do Conselho da Federação, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A nomeação do presidente foi realizada por indicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Este título é um reconhecimento de sua liderança na promoção do municipalismo em Mato Grosso do Sul. Enquanto ocupa o cargo de presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, ele demonstrou um compromisso notável com sua cidade e, por extensão, com todos os municípios do estado.

Sobre o cargo, o presidente Valdir Júnior, destaca a importância da função, que vai beneficiar os municípios do país:

“Agora, terei a oportunidade de contribuir de maneira mais ampla em prol de um Brasil mais forte e igualitário. No âmbito deste conselho, assumirei o cargo na Secretaria Técnica, onde trabalharemos para promover a colaboração entre os diferentes níveis de governo e contribuir para a formulação de políticas que beneficiarão todo o nosso país. Agradeço à CNM pela indicação e pela confiança depositada em mim”, enfatiza o lider municipalista.

Além disso, o Valdir Júnior, também faz parte da Diretoria da CNM, como representante da Região Centro-Oeste do Conselho de Representantes Regionais.

Durante a primeira reunião ordinária do Plenário estiveram presentes o presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, bem como dos governadores e prefeitos que são titulares e suplentes do Conselho.

Presidente Valdir Júnior, juntamente com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin

Sobre o Conselho 

O Conselho da Federação desempenha um papel fundamental na resolução dos desafios que afetam as diferentes esferas federativas. Sua missão principal é fornecer suporte e facilitar a coordenação, a negociação e o estabelecimento de estratégias e ações voltadas para interesses prioritários compartilhados, visando promover o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.

Este órgão é composto por 18 membros, sendo representantes igualitários dos três níveis de governo. Além disso, é presidido pelo Presidente da República e inclui outros representantes do Governo Federal, além de governadores e representantes de entidades municipalistas.

 

por 

Assomasul

Leia também: