Retroativo aos meses de maio, junho, julho e agosto, o repasse feito pelo Governo Federal foi no valor de R$ 170.341,68 (Centro e Setenta Mil, Trezentos e Quarenta e Um Reais e Sessenta e Oito Centavos), para que através de um termo aditivo, a prefeitura realize o repasse à FESAT, e posteriormente, a fundação faça o pagamento aos profissionais da enfermagem.
EFETIVAÇÃO DO PISO – A atual gestão do Governo Federal assumiu o compromisso de efetivação do piso nacional da Enfermagem. Neste ano de 2023 os profissionais receberão parcelas de forma retroativa a maio do mesmo ano. Para os servidores vinculados à folha de pagamento do Ministério da Saúde, o piso foi implementado a partir do contracheque de agosto de 2023.
Através da Lei nº 14.434/2022 foi instituído o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Isso quer dizer que cada uma dessas modalidades profissionais, incluídas na categoria enfermagem, receberá um valor mínimo único em todo o país. Devendo todos os estabelecimentos de saúde do país cumprir o piso nacional da Enfermagem.
Falando a respeito do assunto, o prefeito José Natan declarou que “Em Aparecida do Taboado os profissionais da enfermagem receberão o piso salarial nacional, pois se trata da valorização desses profissionais, que são muito importantes para a saúde pública”, comentou.