Programa Formare da Suzano concluí segunda turma com 50% dos jovens inseridos no mercado de trabalho

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo do eucalipto, realizou na última terça-feira (9/4) a entrega dos certificados da nova turma do Programa Formare, em Três Lagoas. A cerimônia de formatura ocorreu no auditório da unidade, onde 18 jovens receberam o certificado de Operador(a) de Processo de Produção. Deste total, 50% (nove jovens) concluíram o programa já inseridos no mercado de trabalho, sendo parte deles absorvidos pela própria Suzano.

“É com muito orgulho que celebramos a conclusão de uma nova turma do Formare em Três Lagoas. A Suzano acredita que a Educação é o principal caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao auxiliarmos na formação profissional desses jovens, estamos possibilitando que eles e elas cheguem à idade adulta com maiores chances de conseguirem boas colocações no mercado de trabalho”, destaca Eduardo Ferraz, gerente Executivo Industrial da Suzano.

Do total de alunas (os) formadas (os), 67% são mulheres, 65% são pessoas negras e 45% estão em situação de vulnerabilidade econômica, indicadores que vem ao encontro dos compromissos de longo prazo da companhia de promover a igualdade e equidade no mercado de trabalho e de redução das desigualdades sociais, com a remoção de pessoas da linha da pobreza.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre Programa Voluntariar da Suzano e Fundação Iochpe, o Formare visa promover educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil, com formações nas unidades de Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS). Em Mato Grosso do Sul, foram duas turmas concluídas, totalizando 37 jovens formados. Deste total, 51% estão inseridos no mercado de trabalho, sendo dez deles (27%), atuando na própria Suzano.

Este é o caso de Lauren Beatriz Moura Mariano, de 19 anos. A jovem fez parte da turma do Formare do ano passado, depois de a mãe dela ler sobre o programa por meio das redes sociais. Ela recorda que, assim que iniciado o curso, soube que era o que queria para o seu futuro. “Quando entrei, eu soube que queria ser Suzano. Desde então, lutei durantes os meses do curso e recentemente surgiu a oportunidade de me tornar aprendiz”, completa. Lauren, que completará um mês na companhia neste mês, ainda ressalta a importância do programa para outros jovens.

“Programas como o Formare são de extrema importância já que ajudam a desenvolver quem os jovens são, os ajudam a ter novas perspectivas. Nele, o jovem se desenvolve por completo. Todas as áreas são influenciadas de forma positiva. Eu posso dizer o Formare mudou a minha vida”, finaliza a jovem.

Nova turma

No dia 1º deste mês, teve início a terceira turma do Formare. Ao todo, são 20 jovens participando do programa, sendo 75% da turma composta por mulheres, 70% por pessoas negras e 45% em situação de vulnerabilidade socioeconômica (na linha da pobreza ou abaixo dela).

O curso tem duração média de oito meses. Neste período, os jovens recebem capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), bolsa auxílio, atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme, material escolar e seguro de vida.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Assessoria de Comunicação

Notícias relacionadas

Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista

Fabinho, um negro que saiu da roça em MS, virou juíz e hoje atua no STF

Cassilandia: Prefeito eleito Rodrigo definiu seus dois últimos secretários